O investimento municipal, no valor de 20 mil euros, visa garantir melhores condições de utilização dos recreios, protegendo os alunos em dias de chuva ou de forte exposição solar e permitindo a realização de atividades de educação físico-motora ao ar livre. A instalação das coberturas foi considerada necessária no seguimento da transferência provisória dos alunos da EB de Eiras, que decorre de uma empreitada de requalificação profunda naquele estabelecimento de ensino.
A EB de Eiras, que integra o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, acolhe quatro turmas do 1.º ciclo e dois grupos de educação pré-escolar, num total de 96 alunos e 45 crianças. A obra em curso inclui a instalação de uma nova biblioteca escolar, ampliação do refeitório, substituição de pavimentos e melhorias nas condições térmicas e acústicas. Durante este período, a comunidade educativa foi realojada na EB 2/3 Rainha Santa Isabel, onde foram montados monoblocos e, agora, será complementada a intervenção com estas coberturas ajustáveis às condições climatéricas.
O contrato interadministrativo, cuja minuta será também submetida a aprovação, segue os termos da Lei n.º 75/2013, carecendo de deliberação posterior da Assembleia Municipal.