Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

12 Dezembro 2025

Cerimónia do Prémio Adriano Lucas decorre domingo na Casa da Escrita

Cerimónia do Prémio Adriano Lucas decorre domingo na Casa da Escrita

O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas 2025 será entregue no próximo domingo, 14 de dezembro, às 15h00, na Casa da Escrita, numa cerimónia evocativa do centenário do nascimento de Adriano Mário da Cunha Lucas (1925–2011). A sessão contará com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Margarida Mendes Silva.

A 10.ª edição do Prémio distingue a reportagem inédita “A Água das Catacumbas de Coimbra”, da autoria de Rafael Vieira, que aborda o património hidráulico subterrâneo da cidade, a partir da descoberta recente de uma galeria durante as obras na Escola Secundária José Falcão. O trabalho foi submetido a concurso sob o pseudónimo Fernanda Mondego e selecionado por unanimidade pelo júri, reunido a 30 de outubro.

 

O Prémio, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo Diário de Coimbra e pela Universidade de Coimbra, tem o valor pecuniário de 3.000 euros. A reportagem vencedora será publicada no Diário de Coimbra.

 

Sobre o autor premiado

Rafael Vieira nasceu em 1979, em Coimbra. É licenciado em Arquitetura, mestre em Reabilitação de Edifícios e doutorando em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas. Possui formação pós-graduada em Jornalismo de Investigação Colaborativo e um percurso marcado pela valorização do património urbano e pela produção jornalística.

 

Entre outros trabalhos, é autor do projeto “Tipos de Coimbra”, do repositório de arte urbana “Coimbrastreetart” e do livro Os Salatinas – Coimbra da Saudade. Corealizou o documentário Salatinas – Histórias da Velha Alta, lançado em 2025. Conta ainda com vários prémios nacionais na área do jornalismo, incluindo distinções nos Prémios Fundação Casais/CEiiA e Direitos Humanos & Integração.

 

Regresso do Prémio Adriano Lucas

Com nove edições entre 2011 e 2019 e uma interrupção nos anos seguintes, o Prémio de Jornalismo Adriano Lucas foi retomado em 2025 com um novo regulamento, um período de candidaturas mais alargado e o aumento para o dobro do valor do prémio, reforçando o estímulo ao jornalismo de qualidade e à produção de trabalhos sobre Coimbra e a região das Beiras.

 

A cerimónia de domingo assinala também a memória de Adriano Lucas, jornalista, empresário e fundador de várias publicações periódicas, incluindo o Diário de Coimbra, de que é diretor in memoriam.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)