Presidente destaca papel das cidades na resposta às alterações climáticas
A presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, encerrou os trabalhos, sublinhando a importância da cooperação territorial transfronteiriça num contexto em que os desafios globais decorrentes das alterações climáticas, da perda de biodiversidade ou da depleção dos recursos, emergem como prioridades de intervenção da gestão dos núcleos urbanos.
A autarca afirmou que as cidades “têm um papel determinante na inovação e na implementação de soluções para mitigar e adaptar os territórios às mudanças climáticas”, defendendo uma atuação conjunta e multilateral capaz de gerar impacto real.
Municípios analisaram projetos em curso e novas candidaturas
Durante a reunião, os municípios de Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda, Viseu, Almeida, Salamanca, Valladolid e Ciudad Rodrigo avaliaram o ponto de situação do projeto ADAPT CLIMA CENCYL, financiado pelo programa Interreg e dedicado à adaptação climática e à transição verde.
Foi ainda analisada a candidatura a um novo projeto conjunto, ACLIMA URBAN CENCYL, que visa reforçar a atuação colaborativa das cidades na resposta às alterações climáticas em contexto urbano.
Rede CENCYL: cooperação ibérica estratégica
Criada em 2013, a Rede de Cidades CENCYL promove o desenvolvimento sustentável, a inovação, a valorização cultural e a cooperação institucional entre cidades da Região Centro e de Castela e Leão.
Ao longo da última década, tem beneficiado do apoio do Programa Interreg España–Portugal (POCTEP), implementando projetos estruturantes nas áreas da adaptação climática, resiliência urbana, economia, mobilidade e património.
Com a presidência da Rede de Cidades CENCYL, Coimbra reforça a sua posição enquanto cidade líder na cooperação ibérica e no desenvolvimento de políticas públicas orientadas para a o ambiente, sustentabilidade e transição justa e equilibrada decorrentes das políticas de ação climática. Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, convidou o Município de Zamora a assumir a vice-presidência durante o mandato que se inicia em janeiro de 2026.
Creditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano