Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

29 Janeiro 2026

Alunos da ESEC expõem trabalhos inspirados em Túlia Saldanha na Galeria Almedina

Alunos da ESEC expõem trabalhos inspirados em Túlia Saldanha na Galeria Almedina

A Galeria Almedina do Museu Municipal de Coimbra acolhe, até 8 de março, a exposição “Entre tempos: fragmentos do agora”, que reúne trabalhos de estudantes do 2.º e 3.º anos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), desenvolvidos a partir da obra da artista Túlia Saldanha.

A mostra resulta de um convite do Museu Municipal de Coimbra e estabelece um diálogo direto com a exposição “em mim e em ti (mesmo sem o sabermos)”, dedicada a Túlia Saldanha (1930–1988), patente no Edifício Chiado e na Sala da Cidade. Os trabalhos foram realizados no âmbito das unidades curriculares de Artes Plásticas III e Projeto de Arte.

 

Diálogo entre gerações e práticas artísticas

Inspirados por uma obra marcada pela reflexão sobre identidade, intimidade e relação com o outro, os estudantes desenvolveram projetos que cruzam memória, corpo e experiência. O resultado é um conjunto de peças que exploram o presente como um tempo em construção, feito de fragmentos e tensões entre passado, presente e futuro.

 

Os trabalhos recorrem a diferentes linguagens e suportes, como desenho, pintura, escultura, fotografia, instalação, performance e meios digitais, afirmando a exposição como um espaço de experimentação e pensamento crítico, mais do que de homenagem formal.

 

Ensino e museu em articulação

A aproximação entre o Museu Municipal e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) assume especial relevância na articulação entre contextos de aprendizagem e espaços de fruição cultural. A escola constitui-se como um espaço de formação, experimentação e criação, enquanto o Museu, enquanto espaço expositivo, contribui para a divulgação de artistas e percursos artísticos suscetíveis de promoverem diferentes leituras, reflexões e processos criativos.

 

Neste contexto, e tratando-se de uma artista cuja obra se destacou pela exploração da experimentação e de novas técnicas de criação artística, bem como por uma abordagem inovadora na desmistificação da arte, revelou-se particularmente pertinente o convite à ESEC para conhecer e explorar o seu trabalho. Entre tempos: fragmentos do agora reforça, assim, a ligação entre o ensino artístico e o contexto museológico, promovendo o encontro entre gerações e distintas formas de pensar a arte contemporânea.

 

A exposição está patente na Galeria Almedina do Museu Municipal de Coimbra, de 29 de janeiro a 8 de março.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)