Após a tomada de posse, o novo Conselho de Administração reuniu com a presidente da Câmara, Ana Abrunhosa, com um representante do anterior Conselho de Administração, Nuno Faria, com o responsável pelos Recursos Humanos dos SMTUC, Francisco Gouveia, e com membros do Gabinete de Apoio à Presidência da CM de Coimbra. Na reunião, foram apresentados os principais dossiers dos SMTUC e discutidos os problemas mais relevantes atualmente enfrentados pelos serviços.
Eduardo Barata é economista, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CeBER – Centre for Business and Economics Research. Tem desenvolvido trabalho nas áreas da avaliação de políticas públicas, planeamento regional e sistemas de transporte, tendo exercido funções como administrador executivo da Metro Mondego, S.A., entre 2019 e setembro de 2025. A sua nomeação surge no contexto de uma estratégia municipal para reforçar a gestão técnica dos transportes urbanos, face aos desafios existentes no setor.
Marilene Rodrigues é licenciada em Direito e tem formação pós-graduada em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros, bem como especialização em Processo Civil Europeu. Exerce funções no Município de Miranda do Corvo desde 2004, tendo desempenhado funções como jurista e dirigente municipal e, no mandato 2021–2025, como vice-presidente da Câmara Municipal.
A nomeação de Eduardo Barata e Marilene Rodrigues para o Conselho de Administração dos SMTUC foi aprovada na reunião de 22 de dezembro, tendo em vista um novo modelo de gestão profissional e permanente para os SMTUC. A nomeação foi aprovada ao abrigo do regime jurídico aplicável às entidades empresariais locais, previsto na Lei n.º 50/2012, na sua redação em vigor.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila