Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

19 Fevereiro 2026

15ª edição da Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea dias 28 de fevereiro e 1 de março no Convento São Francisco

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea regressa ao Convento São Francisco (CSF) para comemorar 15 anos, no fim de semana de 28 de fevereiro e 1 de março. A edição deste ano recebe cerca de 50 expositores, nacionais e internacionais, acentuando a sua tendência de crescimento e consolidando-se como a maior mostra de doçaria do país. Na programação artística, destaque para o concerto “50 anos a Semear Salsa ao Reguinho”, de Vitorino, no dia 1 de março, às 18h00, no Grande Auditório, e para o showcooking da estrelada Chef Marlene Vieira, no dia 28, às 19h00, na Sala Conventual.

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra foi apresentada, hoje, dia 19 de fevereiro, em conferência de imprensa, no Café-Concerto do CSF, com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Margarida Mendes Silva, do presidente da Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), Ricardo Paiva, e do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), José Marques, contando ainda com a intervenção especial do embaixador da Mostra, Bruno Aleixo.

 

A vereadora recordou que a Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra é “a mais importante a nível nacional” e sublinhou a ambição de chegar a um público cada vez mais vasto. Margarida Mendes Silva recordou, ainda, que esta iniciativa foi a primeira do género a marcar o mapa de eventos nacional, reforçando o seu caráter pioneiro e de referência no panorama cultural do país.

A autarca adiantou, também, que o evento foi alargado a outros espaços do CSF, para dar resposta à forte adesão registada nas edições anteriores. Uma medida que possibilita “duplicar a programação”, ter mais lugares nas atividades e assegurar uma circulação mais confortável do público.

Sobre a programação, Margarida Mendes Silva considerou que esta procura invocar “o saber fazer e a memória coletiva”, “abrindo oportunidades para a criação doceira e alimentar contemporânea”. A autarca deixou, ainda, uma referência ao património imaterial, destacando a presença de artesãos de Coimbra e da região no evento, com “especial atenção para a Tecelagem de Almalaguês e a Cerâmica de Coimbra”.

Maior evento de doçaria do país

Com um posicionamento entre a tradição e a contemporaneidade e com uma trajetória de crescimento, a XV Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra assinala o seu cariz inovador, demarcando-se como o maior evento desta tipologia em território nacional. A iniciativa acolhe mais de meia centena de expositores provenientes de vários pontos do país, contando ainda com uma seleção de doces e de licores conventuais.

 

À ampla representatividade nacional, junta-se a presença internacional de cidades geminadas com Coimbra que, para além de Aix-en-Provence, Salamanca, Santiago de Compostela e Zamora, já presentes na última edição, conta ainda com a presença da cidade ucraniana de Sumy (através do Café Rinok).

 

Os doceiros vão estar distribuídos pela Sala D. Afonso Henriques (Antiga Igreja) e pelo Claustro do Piso 1. Já a Sala Aeminium vai acolher a relação entre as artes do saber fazer com o património doceiro, com os expositores da Tecelagem de Almalaguês, da faiança de Coimbra, da cestaria, dos palitos e das colheres de pau.

 

“50 anos a Semear Salsa ao Reguinho”

Um dos destaques da programação vai para o concerto de Vitorino, no dia 1 de março, às 18h00, no Grande Auditório. “50 anos a Semear Salsa ao Reguinho” assinala meio século sobre o álbum que revelou uma das mais conhecidas vozes do Alentejo. O concerto vai contar com a abertura do músico de Coimbra Pedro Sáfara e com a participação especial do grupo Segue-me à Capela.

 

Os bilhetes, cujos preços variam entre os 21€ e os 25€ e contam com um desconto de 40% para detentores do Cartão Amigo, já podem ser adquiridos na bilheteira do CSF e na TicketLine.  A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, sendo ainda possível contactar através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

 

Showcookings com Chefs Marlene Vieira e Flávio Silva

Com o restaurante homónimo distinguido com Estrela Michelin em 2025, a Chef Marlene Vieira marca presença na Sala Conventual às 19h00 de sábado, dia 28 de fevereiro, para um showcooking que propõe a confeção inovadora de um doce de Coimbra. Às 21h00, o premiado Chef Flávio Silva funde os aromas e os sabores do chocolate com creme de ovo, entre outras receitas que prometem cativar o público.

 

Outros destaques da programação incluem a nova rubrica “Artes na Mesa”, que coloca em diálogo as artes visuais e a doçaria, ou as sessões de contos “Estórias Degustadas” na livraria Bruaá e ainda as oficinas gastronómicas para diversos públicos. “Quando o Corpo se Faz Doce” e “Património Alimentar de Coimbra: a narrativa das fontes escritas” são outras das propostas programáticas.

 

Para assinalar os 15 anos da mostra, a iniciativa continua a aposta na mediação entre a arte do saber-fazer e os processos de criação, através das rubricas “Do Convento para o Bar”, “Doçaria que se bebe”, “Doces da Casa” e “Ouvir quem sabe fazer”.

 

Preservação e inovação do património alimentar doceiro

A 15ª edição da Mostra pretende dar continuidade ao trabalho de salvaguarda, de preservação e de criação no âmbito do património alimentar doceiro, consolidando em simultâneo a programação artística em redor do património e da degustação.

 

A iniciativa da CM de Coimbra, em parceria com a ADOC e com a EHTC, vai estar de portas abertas no sábado, dia 28 de fevereiro, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 1 de março, das 10h00 às 20h00. A entrada é livre, excetuando-se o espetáculo no Grande Auditório.

 

Anexos

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)