Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

18 Fevereiro 2026

Casa da Escrita evoca centenário de “Poemas de Deus e do Diabo”, de José Régio

Casa da Escrita evoca centenário de “Poemas de Deus e do Diabo”, de José Régio

A Casa da Escrita vai evocar, no próximo dia 21 de fevereiro, o centenário da publicação de “Poemas de Deus e do Diabo”, de José Régio. A primeira edição da obra e a forte ligação do escritor a Coimbra são o ponto de partida para um programa que reúne vários especialistas da obra regiana. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 15h00 e inclui a apresentação da revista “Estudos Regianos”, uma conversa temática, um momento musical e uma visita guiada por lugares da cidade associados ao autor. A participação é gratuita. A ação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro de Estudos Regianos.

O programa tem início às 10h00, com a sessão de abertura. Às 10h30 é apresentada a revista “Estudos Regianos”, num número evocativo da publicação da obra, que inclui fac-símile da edição original. A apresentação estará a cargo de Isabel Cadete Novais e Manuel Matos Nunes.

 

Segue-se, às 11h00, a conversa “Régio em Coimbra”, conduzida por António Leita da Costa e moderada por Isabel Ponce de Leão. O debate incidirá sobre o prestígio de José Régio na literatura portuguesa do século XX e sobre a sua ligação à cidade de Coimbra e ao ambiente cultural e literário da época.

 

O programa da manhã encerra às 12h00 com um apontamento poético e musical por Manuel Sobral Torres.

 

Visita guiada pelos “topoi regianos” em Coimbra

A partir das 15h00, realiza-se a visita guiada “Topoi regianos em Coimbra”. O percurso conduzirá os participantes por espaços marcantes da vivência académica e cultural do escritor na cidade.

 

A iniciativa destaca a importância dos lugares que influenciaram o seu percurso literário. Na obra “Confissão dum Homem Religioso”, Régio refere-se a Coimbra como “um local de anos felizes e frutuosos, de aprendizagem e criação”.

 

Uma obra publicada em Coimbra

“Poemas de Deus e do Diabo” foi publicado em Coimbra, pela tipografia Lumen, mais tarde associada à prestigiada editora Atlântida, situada na Rua Ferreira Borges.

 

À data da publicação, José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, era finalista do curso de Filologia Românica na Universidade de Coimbra. Foi na cidade que se estreou como poeta, com uma obra que viria a tornar-se um clássico da literatura portuguesa.

 

A passagem do escritor vilacondense por Coimbra consolidou uma ligação profunda à cidade. Foi também em Coimbra que nasceu o primeiro número da revista “Presença”, uma das mais importantes revistas literárias do século XX português, à qual estiveram associados nomes maiores da literatura nacional, entre eles José Régio.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)