Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

19 Fevereiro 2026

Ciclo de Conversas “Entrelaçando a História e a Ficção” regressa ao Edifício da Inquisição a 27 de fevereiro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra retoma, no próximo dia 27 de fevereiro, pelas 18h00, o Ciclo de Conversas “Entrelaçando a História e a Ficção”. A primeira sessão de 2026, da iniciativa mensal que decorre no Edifício da Inquisição e que convida o público a refletir sobre a relação entre acontecimentos históricos e criação literária, conta com a presença de Isabel Stilwell.

A jornalista e escritora Isabel Stilwell vai apresentar a obra “D. Manuel I – Duas irmãs para um Rei”. O livro revisita a figura de D. Manuel I, um dos mais importantes monarcas da História de Portugal, explorando os acontecimentos que marcaram o seu percurso pessoal e político num período decisivo da expansão portuguesa.

 

Através desta conversa, o público vai ter a oportunidade de conhecer os bastidores do processo criativo da autora, compreender as opções temáticas que orientam a sua escrita e aprofundar o enquadramento histórico da narrativa.

 

A iniciativa “Entrelaçando a História e a Ficção” é dinamizada pela Divisão de Museologia da CM de Coimbra e integra a dinâmica cultural associada ao projeto europeu Interreg Jewels Tour, reforçando a valorização do património histórico e da memória associada à presença judaica em Coimbra.

 

Sobre a obra

“D. Manuel I – Duas irmãs para um Rei” apresenta a história de um homem que não nasceu para reinar e que chegou ao trono após a morte do sobrinho e o assassinato do irmão e do cunhado. Determinado a casar com Isabel, viúva de Afonso, filho de D. João II, Manuel aceita decisões que vão marcar profundamente o país, incluindo a expulsão dos judeus de Portugal. Após a morte de Isabel, Maria, sua irmã, torna-se rainha e mãe de dez filhos, garantindo a sucessão.

 

Sobre a autora

Isabel Stilwell estreou-se no romance histórico em 2007 com Filipa de Lencastre e conta já com 13 biografias dedicadas a 11 rainhas e dois reis, somando mais de 350 mil livros vendidos. Quatro das suas obras foram traduzidas para inglês, estando também publicada em Espanha e no Brasil.

 

Com uma longa carreira no jornalismo, iniciou o seu percurso no “Diário de Notícias” aos 21 anos, fundou e dirigiu a revista “Pais & Filhos”, foi diretora da “Notícias Magazine” durante 13 anos e diretora do jornal “Destak”. Atualmente, escreve no “Público”, no “Jornal de Negócios” e na revista “Máxima”.

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)