Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

7 Fevereiro 2026

Mondego em situação de risco em Coimbra

Mondego em situação de risco em Coimbra

O rio Mondego atingiu o nível de risco no concelho de Coimbra durante a madrugada de hoje, dia 7 de fevereiro, com o nível hidrométrico na ponte de Santa Clara a ultrapassar os 3,6 metros, o valor mais elevado registado nas últimas 48 horas. A Câmara Municipal de Coimbra está a acompanhar a evolução da situação em articulação com as entidades competentes.

De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do portal Info Água, a bacia do Mondego encontrava-se esta manhã em nível vermelho, o mais elevado, sendo a única no país nessa situação. As bacias dos rios Sado, Tejo, Douro e Lima registavam nível de alerta (amarelo).

 

Na estação hidrométrica da ponte de Santa Clara, o nível do rio atingiu 3,6 metros pelas 3h00, tendo registado 3,62 metros pelas 9h00. O valor máximo histórico nesta estação foi de 4,76 metros, em 1976. Já na Ponte Açude, o caudal manteve-se durante a madrugada sempre acima dos 1.600 m³/s, com um pico registado pelas 5h00 (1.615 m³/s), descendo ligeiramente para 1.603 m³/s pelas 8h00.

 

A Barragem da Aguieira tem vindo a efetuar descargas elevadas para reduzir o volume de água acumulado na albufeira, mantendo caudais superiores a 900 m³/s nas últimas horas, com picos próximos dos 960 m³/s durante a madrugada. Esta gestão permitiu iniciar a redução do nível de armazenamento, criando maior capacidade de encaixe para os próximos dias, num contexto em que os caudais afluentes à barragem têm vindo a diminuir.

 

A Câmara Municipal de Coimbra acompanha permanentemente a evolução da situação em articulação com as entidades competentes, mantendo os meios no terreno e apelando à população para que evite zonas ribeirinhas e cumpra as indicações da Proteção Civil.

 

LUSA/CM de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)