15 Março 2022

Câmara, Universidade e Águas de Coimbra formalizam contrato para manutenção do Jardim Botânico

Câmara, Universidade e Águas de Coimbra formalizam contrato para manutenção do Jardim Botânico

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Universidade de Coimbra (UC) e a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) formalizaram hoje um contrato de cooperação interadministrativa sobre o Jardim Botânico. Neste âmbito, a autarquia compromete-se a conceder à UC um apoio financeiro de 353 mil euros, a ser pago em duas tranches iguais, uma no ato da assinatura e outra no final do primeiro semestre de 2023. O objetivo é continuar a permitir o percurso dos miniautocarros 100% elétricos dos SMTUC que atravessam a Mata do Jardim Botânico para ligar a Baixa à Alta universitária de Coimbra.

O contrato de cooperação interadministrativa sobre o Jardim Botânico foi esta manhã formalizado pelo presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo presidente e vogal do Conselho de Administração da AC, Alfeu Sá Marques e Filipe Carrito, respetivamente.

 

O acordo sobre o Jardim Botânico prevê que a autarquia proceda a obras de recuperação, requalificação, manutenção e conservação do denominado Caminho da Mata, entre o portão na rua da Alegria (na Baixa) e o do Arco da Traição (na Alta universitária), face à sua maior e mais acelerada degradação, causada pelo esforço de tração imprimido pela circulação diária dos miniautocarros dos SMTUC.

 

Neste âmbito, a autarquia compromete-se a conceder à UC um apoio financeiro de 353 mil euros, a ser pago em duas tranches iguais, uma no ato da assinatura e outra no final do primeiro semestre de 2023. Este valor vai permitir manter em boas condições o percurso dos miniautocarros 100% elétricos dos SMTUC que, desde 2017, atravessam a mata. Um serviço que hoje está integrado na linha verde da ECOVIA, que efetua a ligação entre o estacionamento do Parque Verde do Mondego e o Pólo I, precisamente através do Jardim Botânico, permitindo assim uma oferta de estacionamento alternativa, com uma frequência de sete minutos entre cada miniautocarro nas horas de ponta, num horário de serviço entre as 07h30 e as 20h00. Esta solução tem permitido prosseguir o desenvolvimento do trabalho realizado de restringir o acesso automóvel na zona da Alta universitária e, em particular, o estacionamento massivo e de longa duração.

 

 

Outro dos pontos do contrato prevê que a CM Coimbra volte a “recuperar a ideia inicial do Programa Polis, que foi abandonada, e que, entre outras dimensões, consistia na já aludida ligação entre a Alta (Pólo I da Universidade de Coimbra) e o rio Mondego (Parque Manuel Braga), e integrará um percurso através da Mata do Jardim Botânico, tendo a temática da história do abastecimento de água à cidade como pano de fundo, na perspetiva da sensibilização dos cidadãos para questões ligadas às temáticas ecológicas e à adoção de comportamentos cívicos”, pode ler-se no documento hoje assinado.

 

A propósito, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, referiu que “é, mais uma vez, um momento de cooperação entre as principais instituições da cidade, no sentido de proporcionar o atravessamento, em modo suave e ecológico, da mata do Jardim Botânico, ligando a cota alta à cota baixa da cidade de Coimbra”. “Desejamos sobretudo que esta linha seja utilizada e fruída pelos munícipes de Coimbra e pelos turistas nacionais e internacionais que nos visitam”, acrescentou José Manuel Silva em referência à Linha Verde do Botânico.

 

“Temos vindo a fazer um caminho de aproximação e colaboração mútua”, salientou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Este protocolo tem um grande significado para a Universidade, vai mais além do que protocolos anteriores”, destacou Amílcar Falcão.

 

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da AC, Alfeu Sá Marques, sublinhou que “o Jardim Botânico tem uma fortíssima componente de circuitos de água que têm uma história longa”. “É com enorme satisfação que assinamos este protocolo”, assumindo a AC que a ligação temática entre o reservatório ou cisterna da Cerca de S. Bento e o Museu da Água, que ocupa a antiga Estação Elevatória do Parque Dr. Manuel Braga, será reabilitada e dinamizada, destacou Alfeu Sá Marques.

 

Também presente na cerimónia, a diretora do Jardim Botânico da UC, Teresa Girão aludiu que “esta colaboração tem sido primordial para a abertura do Jardim à cidade, e muito para além dela, e também para a manutenção do Jardim Botânico e para a concretização de diversas iniciativas de disseminação junto de públicos diversos”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×