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19 Julho 2022

Repavimentação de vias condiciona trânsito na rua de São Miguel (Eiras), rua Carlos Pinto de Abreu (Santa Clara) e rotunda do Portugal dos Pequenitos

Repavimentação de vias condiciona trânsito na rua de São Miguel (Eiras), rua Carlos Pinto de Abreu (Santa Clara) e rotunda do Portugal dos Pequenitos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai prosseguir a repavimentação em curso em diversas zonas do concelho, no âmbito da ampla operação de requalificação da rede viária do concelho. Entre os dias 21 e 23 de julho, vão decorrer trabalhos nas ruas de São Miguel e Vale de São Miguel, na freguesia de Eiras, que implicará a circulação rodoviária alternada. Já entre os dias 25 e 27 de julho, a rua Carlos Pinto de Abreu e a rotunda do Portugal dos Pequenitos, na freguesia de Santa Clara, vai estar condicionada ao trânsito, incluindo alguns desvios momentâneos do transito automóvel, para salvaguardar a segurança dos trabalhadores e dos automobilistas.

No âmbito dos lotes 3 e 6 da empreitada de requalificação da rede viária do concelho, vão decorrer nos próximos dias diversas repavimentações de vias nas freguesias de Eiras e Santa Clara.

 

Nas ruas de São Miguel e Vale de São Miguel, na freguesia de Eiras, vão decorrer trabalhos de repavimentação, o que implicará a circulação rodoviária alternada, com recurso a semaforização, entre os dias 21 e 23 de julho. Os trabalhos vão decorrer entre as 08h00 e as 18h00.

Já entre os dias 25 e 27 de julho, a rua Carlos Pinto de Abreu e a rotunda do Portugal dos Pequenitos, na freguesia de Santa Clara, vai estar condicionada ao trânsito. Dada a natureza dos trabalhos, a largura da via e o normal volume de tráfego existente durante o período diurno nesta zona da cidade, a circulação rodoviária será desviada, incluindo autocarros. A intervenção vai realizar-se em três fases de execução distintas e que vai evoluindo à medida do avanço dos trabalhos

Estas intervenções enquadram-se na ampla operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5M€. Recorde-se que esta empreitada, que se iniciou em setembro, abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

 

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas caraterísticas das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A..

 

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

 

O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

 

 

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