23 Setembro 2022

Olympus Medical Products Portugal investe 32 milhões de euros em novas instalações em Coimbra

Olympus Medical Products Portugal investe 32 milhões de euros em novas instalações em Coimbra

A Olympus Medical Products Portugal anunciou ontem, dia 22 de setembro, a sua estratégia de crescimento em Portugal, com a inauguração das suas novas instalações localizadas no Parque Tecnológico iParque, em Coimbra.

A nova unidade da Olympus Medical Products Portugal, instalada no Parque Tecnológico iParque, em Antanhol, Coimbra, que representa um investimento de 32 milhões de euros, pretende tornar-se num dos maiores centros de reparação de equipamentos médicos da Europa. O secretário de Estado da Economia, que presidiu à inauguração das instalações, salientou que Portugal está aberto ao investimento internacional, “porque nos pode trazer vantagens do ponto de vista da nossa capacidade de afirmação económica no mundo”.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, este investimento é “extraordinariamente importante” para o concelho, desde logo “porque veio dar um novo impulso e uma nova vida ao iParque”. “Sendo a Olympus uma marca internacional, obviamente que é também um selo de qualidade que se adiciona à marca Coimbra”, sublinhou o autarca, considerando que a sua instalação alavanca também a possibilidade de a cidade acolher outros investimentos daquela dimensão e sofisticação.

 

José Manuel Silva sublinhou ainda a qualidade dos técnicos formados pela Universidade e restantes escolas de ensino superior da cidade, que, com este tipo de investimentos, têm a possibilidade de se fixarem em Coimbra e de atrair outros quadros para residirem no concelho, além de uma grande oportunidade para os jovens abraçarem “uma carreira de alta sofisticação” na área técnica.~

 

O diretor-geral da Olympus Portugal, Joaquim Nunes, frisou que a mão-de-obra qualificada gerada em Coimbra em várias áreas pesou na escolha da localização das novas instalações da empresa, que iniciou a reparação de dispositivos médicos em Portugal naquela cidade em 2017. “Coimbra é um importante centro de investigação médica e de serviços na área da saúde e, para além disso, recebe cerca de 20 mil alunos na Universidade e nos institutos de ensino superior”, realçou o responsável, afirmando que a unidade de Coimbra pretende ser um dos maiores centros da Europa para reparação de equipamentos médicos.

 

As novas instalações, que ocupam uma área de 15.500 metros quadrados, entraram em funcionamento no final de junho, com 170 trabalhadores, número que aumentou para os atuais 210, com a perspetiva de ultrapassar os 300 antes do início de 2024.

 

Esta inauguração representa um investimento de 32 milhões de euros e um asso significativo na estratégia de crescimento da empresa, em Portugal, que pretende tornar-se um dos maiores centros de reparação de equipamentos médicos da marca Olympus na Europa. Para além deste investimento será ainda realizado um investimento adicional de mais 2 milhões de euros em painéis solares para alimentação desta unidade.

 

Atualmente, a Olympus Medical Products Portugal tem 210 colaboradores dos quais 40 foram contratados desde junho e está a implementar um processo de recrutamento massivo para fazer crescer a sua estrutura. A expectativa é contratar, num ano, mais de 100 colaboradores e, desta forma, em 2024, integrar mais de 300 colaboradores.

 

CM Coimba/LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×