Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

17 Outubro 2022

Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 17 de outubro

Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 17 de outubro

Intervenção da vereadora Ana Cortez Vaz, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara e 17 de outubro. A vereadora destacou algumas das iniciativas em que participou nos últimos dias, no âmbito dos seus pelouros, e felicitou o consórcio Ageing@Coimbra, que recebeu a renovação do estatuto de Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

 

Ageing@Coimbra

 

A 01 de julho de 2013, a Região Centro de Portugal, através da representação do Consórcio Ageing@Coimbra, foi reconhecida pela Comissão Europeia como a primeira Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal, com 2 estrelas.

 

Em 2016, a Região Centro, através da representação do Consórcio Ageing@Coimbra, renovou e melhorou a classificação para 3 estrelas, juntamente com o reconhecimento da área metropolitana do Porto e da região do Algarve a Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

 

Já em 2019, a Região Centro de Portugal foi uma das 25 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com a classificação máxima (4 estrelas).

 

Por fim, a 10 de outubro de 2022, o Consórcio Ageing@Coimbra recebeu a renovação do estatuto de Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, com a pontuação máxima (4 estrelas), existindo ao todo 40 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com esta classificação máxima. Na pessoa do Sr. Coordenador do Ageing@Coimbra, Prof. Doutor João Malva, o Município de Coimbra congratula este consórcio por este prémio europeu.

 

 

Fórum da RIAC

 

Decorreu, na passada sexta-feira, o Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra. Esta iniciativa realizou-se no âmbito da implementação do Plano de Ação da Rede Institucional das Adições de Coimbra 2022 (RIAC) e contou com a participação de várias entidades locais que atuam nesta área [nomeadamente o IREFREA, a Cáritas Diocesana de Coimbra, ANAJovem, DICAD, ARS – Centro, Existências, IEFP, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais] que abordaram as quatro áreas de intervenção: prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e reinserção social. Durante o período da tarde foram dinamizados, pelas entidades parceiras da RIAC [IREFREA e Existências; Equipa Técnica Especializada de Tratamento de Coimbra; Cáritas Diocesana de Coimbra e ANAJovem], três workshops com diferentes dinâmicas a funcionar em simultâneo.

 

A realização deste fórum pretendeu cumprir um dos objetivos preconizado pela RIAC: “Potenciar sinergias, competências e recursos locais e comunitários de resposta aos problemas das adições, especificamente nas áreas da prevenção, redução de riscos e minimização de danos, tratamento e reinserção”, através do debate e da partilha de boas práticas e de estratégias de atuação no âmbito desta problemática, bem como do debate dos constrangimentos e limitações no âmbito da atuação profissional. De entre os vários contributos, foi sugerido que a RIAC possa funcionar como um canal regulador de comunicação e informação entre os parceiros que atuam na área dos comportamentos aditivos e dependências e a população em geral, de forma a garantir maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais a nível local.

 

54 anos da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra

 

A Obra de Promoção Social do distrito de Coimbra completou na passada sexta-feira, 54 anos e o Município congratula esta entidade. A Obra de promoção Social dispõe de várias valências, mas destacamos as respostas sociais – Casa da Mãe – comunidade de inserção de jovens mães, Centro de acolhimento temporário e CLDS.

 

30 anos da ACAPO – Delegação de Coimbra

 

A Delegação de Coimbra da ACAPO fez 30 anos este sábado. Com um trabalho notável e meritório na inclusão e integração de pessoas portadoras de deficiência visual, o Município orgulha-se de poder contar em Coimbra com esta delegação, desejando saúde e os maiores sucessos a todos os associados, portadores de deficiência visual, bem como ao corpo técnico, pelo trabalho extraordinário que faz no sentido de autonomização e capacitação destas pessoas.

 

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

 

Hoje, 17 de outubro, comemora-se o dia internacional para a erradicação da pobreza, e o Município de Coimbra, através da Rede Social, juntamente com o núcleo de Coimbra da Rede Europeia Anti Pobreza, dinamizaram, a pedido do Sr. Coordenador da ENIPSSA, Dr. Henrique Joaquim, um world café sobre a temática das pessoas em situação de sem-abrigo.

 

Esta sessão que decorreu hoje durante a manhã no Café Santa Cruz contou com a presença de entidades que prestam respostas sociais a estas pessoas, estando também presentes pessoas que passaram por esta condição.

 

Foi uma manhã de trabalho, de troca e partilha de experiências, bastante profícua para os técnicos que trabalham diariamente com esta população com características tão complexas.

 

Deixo apenas algumas conclusões deste encontro – as políticas sociais devem ser acima de tudo humanistas, nas medidas de intervenção social há uma lacuna grave no que concerne à doença mental e à habitação, cada pessoa tem de ser trabalhada de forma única e individual – dado que cada um tem a sua ‘bagagem’, e por último o discurso de uma pessoa que já esteve em situação de sem-abrigo, quando refere que “189€ (o valor do RSI) é um sapato muito apertado, para quem quer correr”.

 

Termino deixando uma citação do nosso Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, no livro ‘Diário de um sem-abrigo’, de Jorge Costa: “Há de haver um dia em que os ‘invisíveis, ‘inconvenientes’, ‘ignorados’ das ruas de Portugal entrem pelos olhos dentro da grande maioria dos portugueses”.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)