25 Novembro 2022

Coimbra foi palco de encontro luso brasileiro de inovação e de desenvolvimento sustentável

Coimbra foi palco de encontro luso brasileiro de inovação e de desenvolvimento sustentável

Uma delegação de prefeitos, vereadores e políticos brasileiros estiveram em Coimbra, entre os dias 23 e 25 de novembro, no âmbito da aprovação da candidatura ao projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade”, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros e financiado pela Comissão Europeia, através do EuropeAid. Este projeto visa a aproximação entre políticos e técnicos portugueses e brasileiros, com vista à partilha de informações e de experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação.

A candidatura do Município de Coimbra ao projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade” foi aprovada em 2021. Coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros e financiado pela Comissão Europeia, através do EuropeAid, o projeto visa auxiliar as cidades portuguesas, brasileiras e de outros países da américa latina na implementação de políticas públicas inovadoras e de promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

 

Esta missão de cooperação técnica teve como objetivo a aproximação entre políticos e técnicos brasileiros e portugueses, com vista à partilha de informações e de experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação. Ao longo das reuniões formais e dos momentos de networking, foram desenvolvidas interações que vão permitir ampliar os conhecimentos sobre experiências de inovação apresentadas no projeto InovaJuntos, bem como articular os interesses e as necessidades convergentes, nomeadamente ao nível da partilha de boas práticas dentro dos quatro clusters do projeto: Desenvolvimento económico e inovação; Desenvolvimento territorial e consórcios; Cidades verdes e mudanças climáticas; Espaços inclusivos e inovação cultural e social.

 

Recorde-se que a candidatura do Município de Coimbra tem como principal objetivo a procura da inovação na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, podendo, assim, beneficiar das melhores práticas de gestão de territórios, num espaço de cooperação entre Portugal, Brasil e a américa latina. A candidatura visa, também, contribuir para a implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas. De resto, esse é um dos objetivos do “Inova Juntos”. O projeto decorre num espaço temporal de três anos (2021 – 2023) e o seu foco principal é identificar espaços de inovação territorial nos países abrangidos e promover a cooperação entre esses, com vista à disseminação das melhores políticas públicas de desenvolvimento sustentável. 

 

O Município de Coimbra apresentou, para tal, exemplos de boas práticas associadas aos clusters escolhidos, tais como: diversos projetos e políticas na área da Ação Social – inclusão e inovação cultural e social (com referência ao Regulamento Municipal para a Atribuição de Apoios na Área Social, que assegura um papel ativo da autarquia no apoio às instituições de caráter social que querem promover ou fomentar atividades, programas ou projetos de âmbito social, políticas de sustentabilidade e inovação); na área da Mobilidade Urbana Solidária, Inclusiva e Sustentável (a autarquia financia integralmente um serviço público de transportes moderno e ambientalmente responsável, com forte componente social, bem como um serviço público de transportes para pessoas com mobilidade reduzida e uma rede cada vez maior de ciclovias urbanas); na área de participação dos cidadãos (como, por exemplo, o Orçamento Participativo); e na área da Saúde, com a Estratégia Municipal da Saúde.

 

A Missão integra a agenda de cooperação do Projeto InovaJuntos, desenvolvido desde 2020 com financiamento da União Europeia e coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e pelo Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra). A etapa em Portugal é uma continuidade das atividades que começaram em maio no Brasil e que levaram uma comitiva de portugueses a conhecer e a discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros

.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×