Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

1 Fevereiro 2023

CM de Coimbra acompanha estudo internacional liderado pela UC, sobre relação entre saúde humana e ecossistemas aquáticos urbanos

Decorreu, hoje, dia 01 de fevereiro, no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Universidade de Coimbra (UC), a sessão de abertura da primeira reunião científica do projeto internacional “OneAquaHealth – Protecting Urban Aquatic Ecosystems to Promote One Health”, liderado por Maria João Feio, que investiga a relação entre saúde humana e os ecossistemas aquáticos urbanos. Presente na abertura dos trabalhos, o vereador da Câmara Municipal (CM) de Coimbra com o pelouro do Ambiente, Carlos Matias Lopes, sublinhou que a sustentabilidade dos ecossistemas é uma boa resposta para resolver alguns dos problemas atuais da sociedade.

“O OneAquaHealth é um projeto ambicioso e tem como foco os desafios que a crescente urbanização global impõe à natureza, nomeadamente na sua preservação, especificamente nos ecossistemas de água doce, e na saúde humana”, explicou a investigadora Maria João Feio, citada pela Agência Lusa, que lidera, em representação da UC, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e do Laboratório Associado ARNET, este projeto internacional que dispõe de cinco milhões de euros para estudar a relação entre a saúde humana e os ecossistemas aquáticos urbanos.

 

Maria João Feio acrescenta, segundo a mesma fonte, que os objetivos desta investigação passam por “demonstrar como o bem-estar dos ecossistemas aquáticos está altamente interconectado com o homem, os contextos urbanos de saúde e a mitigação de surtos de doenças”. “Com o intuito de restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas nas cidades, este projeto irá promover a monitorização de indicadores de alerta precoce para avaliar o equilíbrio do ecossistema e fornecer aos decisores ferramentas que permitam decisões adequadas e atempadas”, explica.

 

O vereador Carlos Matias Lopes referiu, na sua intervenção na sessão de abertura, que o Município está consciente e acredita que a sustentabilidade dos ecossistemas é uma boa resposta para resolver alguns dos problemas atuais da sociedade. “É esta prática que adotamos na gestão das florestas e que pretendemos incluir nos centros urbanos”, sublinhou. “Aguardamos com expectativa os resultados deste projeto, deixando-nos com uma importante referência para gerir, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, os rios e ribeiros do concelho”, disse, acrescentando que “foi com esta referência de sustentabilidade em mente que criámos o primeiro Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra desde janeiro, que apoiamos estas dinâmicas e parcerias como o projeto OneAquaHealth e que orientamos o crescimento inteligente que queremos para Coimbra”.

 

OneAquaHealth é uma parceria internacional, financiada pelo programa Horizon Europe, envolvendo 13 parceiros de 10 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Noruega e Suíça. O conjunto de propostas do “OneAquaHealth”, segundo a coordenadora, abrangerá “medidas baseadas na natureza para recuperar e manter a saúde do ecossistema aquático – e, portanto, a saúde humana, animal e vegetal – em diferentes cenários, incluindo mudanças climáticas”, adianta, citada pela agência Lusa.

 

O programa da reunião, que hoje teve início com uma sessão de abertura que com contou com as presenças, além do vereador Carlos Matias Lopes, e do diretor de Departamento de Ambiente da CM de Coimbra, António Martins, de Cláudia Cavadas, vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC) para a Investigação, Miguel Pardal, diretor do DCV, e Jaime Ramos, coordenador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em Coimbra, vai continuar, amanhã, no DCV.

 

CM Coimbra/LUSA

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)