3 Fevereiro 2023

Coimbra recebeu reunião da rede CENCYL para debater respostas às alterações climáticas

Coimbra recebeu reunião da rede CENCYL para debater respostas às alterações climáticas

O Convento São Francisco acolheu hoje, dia 3 de fevereiro, a reunião do Comité de Acompanhamento dos Projetos de Cooperação da Rede de Cidades CENCYL, que reúne seis municípios da região Centro de Portugal (Coimbra, Almeida, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). Em cima da mesa, estiveram em debate dois projetos: a “Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL” e candidatura ao “ADAPT_CLIMA_CENCYL”.

A rede de Cidades CENCYL é uma iniciativa de cooperação territorial transfronteiriça composta por seis cidades da região Centro de Portugal (Coimbra, Almeida, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A rede procura facilitar a troca de conhecimentos e ferramentas, promovendo uma aliança estratégica para fomentar a aprendizagem entre pares e o planeamento de ações integradas nos processos de adaptação das áreas urbanas às alterações climáticas.

 

Na reunião de Coimbra, foi analisado o projeto de capitalização “Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL”, que tem como objetivo integrar e expandir o espaço de cooperação CENCYL nas áreas de desenvolvimento urbano e adaptação climática e fortalecer uma aliança estratégica entre portos e cidades, envolvendo os operadores logísticos do transporte internacional de mercadorias do corredor atlântico. Pretende, também, vincular empresas, vizinhos, agentes sociais e administrações no objetivo estratégico comum da neutralidade climática e gerar valor acrescentado a partir da união sinérgica dos resultados dos projetos originais, gerando novos produtos que permitam a articulação de futuros projetos e iniciativas de cooperação no novo período 2021-2027.

 

Esteve, ainda, em debate o “ADAPT_CLIMA_CENCYL”. Um projeto que tem como objetivo apoiar, em Coimbra, a criação de uma rede municipal de microreservas que mantenha padrões elevados de proteção da biodiversidade no território do município e que, em simultâneo, dê respostas na mitigação dos impactos provocados pelos fenómenos das alterações climáticas, nomeadamente através de ilhas naturais para minimizar o efeito das “ondas de calor”, assegurar o arrefecimento natural da cidade ou diminuir os efeitos das cheias rápidas. Pretende-se que esta rede municipal de microreservas funcione como uma área demonstrativa da utilização das soluções baseadas na natureza.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×