A ponte já apresentava patologias, mas essas foram agravadas pelos fenómenos meteorológicos que se fizeram sentir nos meses de dezembro de 2022 e de janeiro de 2023, nomeadamente a chuva intensa que levou ao aumento substancial do caudal do rio Ceira, com arrastamento de uma enorme quantidade de ramos e troncos, que fragilizaram a estrutura da ponte.
A CM de Coimbra entende que, tendo em conta estes acontecimentos, a estrutura já não garante as condições necessárias para manter a circulação rodoviária, podendo manter-se, no entanto, a circulação pedonal. Uma decisão que teve também em conta a idade da estrutura, o histórico de patologias detetadas ao longo do tempo e o relatório emitido no âmbito do Inventário e Inspeção Principal a Obras de Arte Municipais.
Os serviços municipais decidiram aplicar uma solução do tipo New Jersey de betão para garantir o encerramento efetivo e impedir a circulação de veículos.
Recordamos que, desde 2014, com a abertura à circulação da nova Ponte do Cabouco, existem circuitos alternativos a esta trajetória e com uma distância reduzida. Assim, para aceder à povoação do Cabouco, deve atravessar-se a ponte nova, seguindo à direita pela rua do Coenços.
