9 Maio 2023

Câmara de Coimbra participou no encontro transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL

Câmara de Coimbra participou no encontro transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL

Coimbra participou, nos dias 04 e 05 de maio, no Encontro Transfronteiriço da Rede de Cidades CENCYL, integrado no Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do projeto “Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL”, organizado pela Câmara Municipal de Viseu. O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e o diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins, estiveram presentes na cerimónia evocativa dos 10 anos da Rede de Cidades CENCYL.

A rede, que este ano está a celebrar 10 anos da assinatura do convénio que a instituiu, é composta, atualmente, pelas cidades de Viseu, Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid e está a desenvolver um vasto conjunto de ações comuns, designadamente o projeto “Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL”.

 

O encontro, em Viseu, teve um primeiro momento na tarde de quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde se realizou a cerimónia evocativa do 10º aniversário da Rede de Cidades CENCYL. Nessa cerimónia, esteve presente, o vereador Carlos Matias Lopes, bem como a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro, Isabel Damasceno, os presidentes das CM de Viseu, Guarda e Almeida, os representantes da Junta de Castilla León e demais entidades portuguesas e espanholas.

 

Já na sexta-feira, o encontro acolheu um seminário técnico sobre o tema “Floresta Urbana. Que desafios?”, que contou com a participação de cerca de 90 pessoas. A intervenção de Coimbra foi assegurada pelo diretor de Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, António Martins, com a conferência “Caminhos da Floresta de Coimbra”, em que partilhou a experiência do trabalho que tem sido realizado por Coimbra, envolvendo a componente florestal na sua dimensão urbana e não urbana.

 

A rede de Cidades CENCYL é uma iniciativa de cooperação transfronteiriça composta por seis cidades da região Centro de Portugal (Coimbra, Almeida, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades da região de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A rede promove a cooperação dos agentes territoriais públicos e privados tendo como objetivo a dinamização de uma aliança territorial naquele que é um dos mais importantes corredores de desenvolvimento do sudoeste Europeu e que ganha particular importância no contexto das alterações climáticas e da necessidade de encontrar mecanismos comuns de adaptação das cidades e outros territórios urbanos da rede.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×