O primeiro programa, intitulado Saldos de Verão, é para todos e procura dar resposta a frequentes solicitações dos utilizadores. A ideia passa por aumentar a oferta de empréstimo domiciliário de documentos por utilizador, nomeadamente de cinco livros para seis livros, de dois dvd’s para três dvd’s, e de três cd’s para quatro cd’s, com um prazo de devolução, também alargado, de 15 dias para um mês. É uma proposta temporária de incentivo à leitura, dirigida a todas as faixas etárias e a todos os utilizadores da Biblioteca Municipal.
O segundo programa, Loto de leitura, é uma atividade de promoção do empréstimo domiciliário de livros durante as férias. Destina-se a todas as crianças que utilizarem o serviço de empréstimo juvenil e decorrerá de 15 de julho a 16 de setembro. Tem como objetivo incentivar o gosto e o hábito dos mais novos irem à biblioteca requisitar livros para levarem para casa, podendo, por isso, receberem uma pequena recompensa após a sua leitura.
O terceiro, Contos de Verão, é um programa de horas do conto destinado a pré-leitores entre os três e os cinco anos de idade, acompanhados por um adulto, que visa a promoção do livro e da leitura em ambiente familiar. Os Contos de Verão vão decorrer pelas 17h00. As sessões começam já no dia 14 de julho, com Contos da Selva. No dia 26 de julho, Dia Mundial dos Avós, vai haver Contos do Avós; no dia 10 de agosto estão previstos Contos do mar; no dia 25 de agosto Contos na Areia e no dia 8 de setembro Contos com Amigos. A entrada é livre, mas é necessária inscrição.
Por último, a Oficina dos Contos é uma atividade de promoção da leitura, da imaginação e da criatividade, que inclui uma hora do conto seguida de oficina de trabalhos manuais. Este programa destina-se a crianças dos seis aos 14 anos de idade. Vai acontecer todas as terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h00, a partir de 18 de julho até 7 de setembro. Estão previstos: Os contos de África, a 18 de julho e 31 de agosto; Contos da América, a 20 de julho e 10 de agosto; Contos do Deserto, a 25 de julho e 22 de agosto; Contos do Japão, a 27 de julho e 5 de setembro; Contos do Mar, a 1 e 29 de agosto; Contos do Brasil, a 3 e 24 de agosto; e Contos da China, a 8 de agosto e 7 de setembro. A entrada é livre, mas é igualmente necessária inscrição.
No sentido de sensibilizar os mais pequenos para a importância do manuseamento dos livros, a Biblioteca Municipal irá, também, promover uma “Uma (mini>) aventura na biblioteca”, seguida de uma pequena oficina de restauro. Esta aventura, dirigida a crianças dos sete aos 10 anos, acontece nos dias 19 de julho, 2 de agosto e 6 de setembro, das 10h30 às 12h00.
A Biblioteca Jardim “Ler ao cubo” preparou, também, um pequeno programa de atividades ao ar livre, para os dias a 4 julho e 6 de agosto. Às 16h00, Carolina Sapienza-Bianchi apresenta o seu mais recente livro “Eva, a ninja da compostagem” e seguir-se-á uma oficina sobre a temática. No dia 16 de julho, das 15h00 às 16h30, há a Oficina de Diamond Painting, na qual são usados pequenos brilhantes, semelhantes a diamantes, para criar desenhos e padrões coloridos. Já no dia 22 de julho e 5 de agosto, pelas 16h00, decorre a Oficina com feltros, por Júlia Silva promotora da Handcrafts Ladybug, tendo como público-alvo todas as crianças dos seis aos nove anos.
Os interessados em usufruir destas propostas da Biblioteca Municipal devem contactar os serviços, através do telefone 239702630 ou do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt. Recordamos que a Biblioteca fica na Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro, e funciona no seguinte horário: de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 19h30 e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.