A exposição “Construir a República”, disponível para visita no Edifício Chiado até ao dia 5 de novembro, serviu de base à programação dirigida ao público escolar durante o mês de outubro, com um programa de oficinas lúdico pedagógicas e visitas acompanhadas, bem como um roteiro complementar (desenvolvido em parceria com o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra) pelas ruas da cidade. O roteiro desenvolve-se desde a Baixa até à Praça da República e inclui códigos QR que remetem para uma página da internet com informações sobre os locais de interesse, permitindo assim uma experiência autónoma. Este material pedagógico pode ser solicitado em suporte papel findas as visitas ou para o email centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt, uma vez que a realização do percurso não depende da visita à exposição.
O Museu Municipal preparou, assim, um programa que está disponível até ao dia 3 de novembro para o público escolar, sendo que para os alunos do pré-escolar sugere-se a oficina “Colorir a República” e para os do 1.º ciclo a oficina “Os símbolos nacionais”. O objetivo desta última atividade é identificar os símbolos e as cores que representam o país. Já para os alunos do 2.º ciclo, o Museu preparou a oficina “O 5 de Outubro e a queda da monarquia” e organizou, ainda, visitas acompanhadas à exposição, interpretativas, destinadas aos alunos do 3.º ciclo e secundário. As atividades requerem marcação, através do telefone 239 840 754 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt, e vão decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, com o mínimo de cinco pessoas e o máximo de 25.
Recorde-se, ainda, que a exposição “Construir a República” reúne imagética e objetos de propaganda republicana pertencentes às coleções do MMC, do Museu da República e Maçonaria – Coleção Aires Henriques, bem como documentação da Biblioteca Municipal de Coimbra. A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Excecionalmente, e no âmbito do programa municipal de 113º aniversário da Implantação da República, a exposição vai poder ser visitada no feriado de 5 de outubro.
Nos dias 3, 4 e 6 de outubro, o Museu vai evocar o Dia dos Castelos, com a oficina “Somos os Reis do Castelo”. Para esta atividade, os participantes têm de levar uma fotografia tipo passe. O público-alvo vai do pré-escolar ao 2º ciclo e decorre na Torre de Almedina, das 10h00 às 16h00, tendo, aproximadamente, 60 minutos cada sessão. A participação é gratuita, com marcação prévia pelo telefone 239 833 771 ou através do email museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Já a 17 de outubro, o Museu desenvolve uma atividade para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, designada “Uma sopa no Museu? Como assim?”. Através de um conjunto de obras do núcleo de pintura da Coleção Telo de Morais, os participantes vão recolher produtos para fazer uma sopa. Esta atividade vai estar disponível até ao final do ano letivo e é dirigida ao pré-escolar e 1.º ciclo. Decorre de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, tendo, aproximadamente, 90 minutos cada sessão. A participação é gratuita, mas requer marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No final do mês, a 31 de outubro, vai ter lugar uma oficina a lembrar o Dias das Bruxas, chamada “Anacleta, a bruxinha guitarrista”, dirigida aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, que vai decorrer na Torre de Anto, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. A oficina tem, aproximadamente, 60 minutos de duração. A participação é igualmente gratuita, mas é necessária a marcação prévia pelo telefone 239 840 754 ou email museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, está patente até 22 de outubro a exposição “Linha Móbil” e estão disponíveis os Kits didáticos a partir das obras de José Loureiro, Julião Sarmento, Jorge Molder, Roland Fischer, Rui Sanches e Pedro Calapez. Podem ser trabalhados, individualmente, pelos visitantes ou em contexto de grupos formados para as instituições escolares (pré-escolar ao universitário). Têm lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, com um mínimo de cinco pessoas e máximo de 25. Requerem inscrição através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
No dia 21 de outubro, está marcada uma visita acompanhada, à exposição “Linha Móbil” pelo curador José Maçãs de Carvalho, às 15h30. É necessária inscrição pelo telefone 239 828 052 ou e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
A partir do dia 26 de outubro, o CACC dá início a um novo ciclo do Programa de Portas Amplamente Fechadas, que está disponível apenas durante as interrupções expositivas, e durante o qual poderá conhecer mais sobre o CACC, nas oficinas lúdico pedagógicas dirigidas ao público escolar e geral, oficinas práticas de curadoria, workshops de embalamento e transporte de obras de arte.
Neste programa, inclui-se a oficina “Desenhos gigantes e desenhos verticais”, para um mínimo de seis pessoas e máximo de 20. As inscrições, obrigatórias, podem ser feitas pelo telefone 239 828 052 ou por e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Quanto à oficina de curadoria “Vem “curar” a tua exposição”, é destinada a alunos a partir do 2.º ciclo e público em geral, e decorre com o mínimo de seis pessoas e máximo de 20. Também esta atividade requer inscrição pelo 239 828 052 ou e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Além destas oficinas, vai decorrer, neste âmbito, um “workshop de embalamento e transporte de obras de arte”, em data a anunciar, oportunamente, destinado ao público em geral, para grupos de seis a 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 239 828 052 ou por e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
De relembrar que dia 28, o quarto sábado do mês, o acesso é livre a todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra, promovendo desta forma a acessibilidade a todas as franjas de público.