Ao realçar que as duas entidades parceiras “fizeram o que tinham obrigação de fazer”, José Manuel Silva disse que os cidadãos, a partir de hoje, têm a possibilidade de “aceder à atividade cultural de Coimbra, que é imensa”, bem como a outras realizações de lazer, desportivas, cívicas e associativas. “Temos um grande ecletismo cultural, não só na cidade”, mas também nas freguesias rurais do concelho e na região, onde, enfatizou, “acontece muita coisa e de boa qualidade”.
José Manuel Silva adiantou que a plataforma “Agenda.Coimbra”, que numa primeira fase divulga informação apenas em português, deverá igualmente traduzir os seus textos noutras línguas, designadamente em inglês. “Este é um ponto focal que nos reúne a todos e a todas”, assegurando “uma divulgação de eventos para o mundo”, graças a “um trabalho conjunto pela cultura que era essencial”, na ótica do Município e da Universidade de Coimbra, sublinhou na cerimónia, realizada no Convento de São Francisco.
Disponível no endereço https://agenda.coimbra.pt/, a Agenda.Coimbra, segundo a autarquia, reunirá “todas as informações essenciais sobre os eventos de cultura e de lazer previstos para o concelho”, em diferentes categorias, como cinema, dança, exposições, literatura, música e teatro, além de conferências, acontecimentos desportivos, folclore e gastronomia.
Para Amílcar Falcão, trata-se de “uma ferramenta importante para a cidade e a região”, sendo o acesso à plataforma “uma forma de quem visita Coimbra saber ao que vem”. “Estamos num domínio novo de projeção da cidade”, que constitui também “uma forma de promover a atratividade” de Coimbra, acentuou o reitor da Universidade.
A Agenda.Coimbra vai contribuir para a promoção e para a divulgação de todos os eventos realizados no concelho, permitindo o acesso rápido, fácil e intuitivo à vasta oferta. Numa primeira fase, agrega automaticamente os eventos do Município, do Convento São Francisco, da UC e do Teatro Académico de Gil Vicente, ficando ainda aberto a todas as associações culturais, desportivas e recreativas da região e juntas de freguesia do concelho.
Intervieram igualmente na apresentação o vice-reitor da UC Delfim Leão, a diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Coimbra, Maria Carlos Pego, e Jorge Gamito, responsável da UC Framework, a empresa tecnológica da Universidade que concebeu a ferramenta digital.
LUSA/ CM de Coimbra