Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

28 Novembro 2023

Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano vai para consulta pública

Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano vai para consulta pública

O envio para consulta pública do projeto de Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano foi aprovado na reunião do Executivo de 27 de novembro. Após publicação em “Diário de República”, é aberto um período de 30 dias para acolher contributos por parte dos interessados. O regulamento constitui um instrumento de gestão, a par com o Inventário Municipal do Arvoredo em Meio Urbano (elaborado há cerca de um ano), que concretiza o Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano, aprovado pela Lei 59/2021.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na Reunião de Câmara de 19 de junho, uma proposta de abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano. Depois de aprovada a abertura do procedimento, decorreu um período de 10 dias úteis para constituição de interessados e apresentação de contributos.

O Projeto de Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano é uma iniciativa da Divisão de Espaços Verdes e Jardins (DEVJ) e pretende dar cumprimento ao disposto na Lei nº 59/2021, de 18/8, “que aprovou o regime jurídico da gestão do arvoredo urbano, o qual obriga à aprovação de um regulamento municipal de gestão do arvoredo em meio urbano, contendo determinado conteúdo, sujeito a algumas especificidades em termos procedimentais”, explica a informação dos serviços municipais.

 

A par do Inventário Municipal do Arvoredo, que já foi elaborado, o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano é um instrumento de gestão do arvoredo urbano, que deve “considerar, ainda, as normas constantes do guia de boas práticas”. De acordo com o quadro legal, o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano inclui as regras técnicas e operacionais específicas para a preservação, a conservação e o fomento do arvoredo urbano e, em especial, os seguintes elementos: lista e planta de localização das árvores classificadas de interesse público e de interesse municipal existentes no Município; definição da estratégia municipal para o arvoredo urbano; identificação dos ciclos de manutenção; e normas técnicas para a implantação e manutenção de arvoredo.

 

Recorde-se que o Cadastro do Arvoredo Urbano, onde estão registadas mais de 26 mil árvores do concelho, foi apresentado pela CM a 21 de março de 2023, data em que se assinalou o Dia Mundial da Árvore. A plataforma permite ter acesso a toda a informação fitossanitária das árvores ou às intervenções que sofreu ao longo dos anos.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)