Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

8 Fevereiro 2024

CM de Coimbra apoiou mais de 20 mil beneficiários no âmbito do RMAAAS e outros protocolos

CM de Coimbra apoiou mais de 20 mil beneficiários no âmbito do RMAAAS e outros protocolos

Em 2023, no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS) e através de outros compromissos protocolados, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra apoiou dez instituições com o montante de 136.603,69 euros, dos quais 55.203,69 euros via RMAAAS e 81.400 euros através de protocolos do âmbito social. São alguns dos dados avançados no relatório de execução, elaborado pela Divisão de Ação Social, apresentado na reunião do Executivo de 5 de fevereiro, com impacto em mais de 20 mil beneficiários.

Em 2023, foram remetidos à CM de Coimbra 16 pedidos de apoio financeiro por instituições de cariz social, dos quais foram aprovados sete: o projeto do Banco Alimentar Contra a Fome, da A SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (ex)Acolhidos, da Crowd Helpers – Associação, da APAR – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra e da Associação Integrar. O valor total de apoios, no âmbito do RMAAAS, foi de 55.203,69 euros.

 

O Banco Alimentar Contra a Fome foi apoiado em 4.500 euros, como forma de comparticipação nos custos com o fornecimento e serviços externos essenciais ao desenvolvimento da atividade, tais como eletricidade, água, comunicações e aquisição de bens. A SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, por sua vez, recebeu o montante de 7.312,20 euros de comparticipação no desenvolvimento do projeto “Para um Ninho mais sorridente”, que visa melhorar as condições de atendimento às crianças. A PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (ex)Acolhidos, que recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República, foi apoiada em 4.631,25 euros como comparticipação à atividade desenvolvida, tendo em vista a promoção do bem-estar atual dos jovens ex-acolhidos, a autonomia e a integração social.

 

A Crowd Helpers, de forma a comparticipar a atividade desenvolvida, nomeadamente a aquisição de bens e reabilitação de espaços e habitações de pessoas em situação de vulnerabilidade social, recebeu o apoio de 13.870 euros, e a APAR (Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso) foi apoiada em 5.346,40 euros, como comparticipação da atividade levada a cabo na defesa dos direitos fundamentais dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, bem como a sua reintegração social e familiar.

 

Já a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Coimbra), para o desenvolvimento do projeto “Escolinha CVP”, dirigido a crianças migrantes com estatuto de refugiado ou proteção subsidiária, em risco de exclusão social, recebeu o montante de 10.741,57 euros. Por fim, à Associação Integrar foi atribuído o apoio de 8.802,27 euros, como comparticipação no projeto “Principezinho”, destinado a crianças e jovens em ambiente escolar, baseado no treino de competências socio emocionais, fundamentais para a proteção e promoção da sua saúde mental.

 

Em 2023, através do Programa Portugal Inovação Social – em particular do eixo Parcerias para o Impacto -, que tem como objetivo desenvolver e dinamizar o empreendedorismo e investimento de impacto em Portugal, promovendo a coesão e o desenvolvimento das regiões, a CM de Coimbra formalizou compromisso, enquanto Investidor Social, com A Pedrinhas, para a inclusão do Município no projeto “Um castelo Pedrinho a Pedrinha”, e com a Associação Calioásis, para a inclusão da CM no Projeto “CaliSense”, em ambos os casos a participação foi de cinco mil euros (na condição das candidaturas ao Programa de Parcerias para o Impacto ser aprovada e dos projetos cumprirem o plano de atividades proposto). 

 

Também, no ano passado, a CM celebrou protocolos de colaboração com a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), no valor de 67.200 euros, como comparticipação na atividade do Centro de Acolhimento de Emergência Noturno para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (CAEN-PSSA) em Coimbra, e com a Associação Integrar, no valor de 4.200 euros, para comparticipar o arrendamento das instalações onde são desenvolvidas as respostas sociais Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e Equipa de Apoio Social Direto (EASD).

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)