“Para celebrar Abril, a poesia sai de novo à rua e uma viatura ‘Chaimite’ vai circular pela cidade de Coimbra”, disse hoje à agência Lusa Valdemar Ferreira Rosas, um dos promotores da ação, enquanto presidente da direção do GAAC. Uma iniciativa que pretende “evocar o cinquentenário do 25 de Abril, dando-lhe uma componente histórica e artística”, afirmou Valdemar Ferreira Rosa, indicando que o coordenador do programa é o médico João Paulo Almeida e Sousa, sócio da Associação 25 de Abril, que cede a ‘Chaimite’ para o efeito.
“O fim da guerra colonial, a abolição da censura, a liberdade de expressão, o sindicalismo livre, a universalização da educação básica e do acesso aos cuidados de saúde, a liberdade religiosa, o princípio constitucional da igualdade de direitos entre homens e mulheres ou o pluralismo político constituem inequívocos avanços sociais que é necessário preservar”, salientou a associação cultural, recordando o dia 25 de Abril de 1974 e o Movimento das Forças Armadas, que “derrubou a ditadura que oprimia Portugal e restabeleceu o sistema político democrático”, pondo fim a 48 anos de autoritarismo e fascismo, o que permitiu redigir e aprovar a Constituição de 1976, atualmente em vigor após várias revisões.
Assim, no sábado, entre as 10h00 e as 17h30, a ‘Chaimite’ do MFA, estacionada no Quartel de Santana, percorre territórios da freguesia de Santo António dos Olivais e União das Freguesias de Coimbra, na margem direita do rio Mondego, além da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e da vizinha São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, estas na margem esquerda.
Ao longo do dia, em cada paragem, “haverá uma leitura de poemas alusivos à efeméride ou à luta pela liberdade”, de autores portugueses e de outros países lusófonos, com a participação da Cooperativa Bonifrates. No domingo, de manhã, o programa principal é complementado com mais duas outras paragens da ‘Chaimite’, no Centro Educativo dos Olivais e na praça 8 de Maio, junto à Igreja de Santa Cruz, onde está sepultado D. Afonso Henriques, o rei fundador da nacionalidade.
Percurso e locais de estacionamento da viatura Chaimite:
DIA 16 (Sexta-feira)
10h00 – Ponto de partida: Quartel de Santana (BLI)
10h15 – B. Norton de Matos (frente ao Samambaia)
10h40 – Saída
11h00 – Largo dos Olivais (junto ao Largo em frente à pastelaria Monte dos Olivais)
11h30 – Saída
11h45 – Praça 8 de Maio (2 momentos performativos: à chegada e às 14h15)
14h40 – Saída
15h00 – Praça das Cortes (Santa Clara)
15h20 – Saída
15h30 – Largo João Serrano (São Martinho do Bispo)
15h50 – Saída
16h15 – Largo do Rossio (Ribeira de Frades)
16h35 – Saída
17h00 – Rossio de Santa Clara/ Av. João da Regras (local da “feira”)
17h20 – Saída
Nota 1: dada a natureza da viatura e os eventuais condicionamentos de tráfego, podem acontecer atrasos de até 10 minutos no cumprimento deste horário.
Nota 2: o percurso de recolha será via Largo da Portagem, Av. Fernão de Magalhães, Praça 8 de Maio, Praça da República, BLI (recolha).
Entrada livre
LUSA | CM de Coimbra