Coimbra vai voltar a ser a capital do rock n´roll e do punk, de 6 a 8 de setembro, com mais uma edição do festival internacional LunaFest. O evento, que vai decorrer na margem esquerda do rio Mondego, na Praça da Canção, vai ter dois palcos e atuações variadas em que se destacam nomes como Mão Morta, Selma Uamusse e Club Makumba, bem como as bandas conimbricenses Birds Are Indie, M’as Foice, So DeaD e The Twist Connection. Para abrir o apetite para este evento, decorre já nos dias 29 e 30 de maio, no Jardim da Sereia, o Festival Nereida, com atuações internacionais e nacionais das quais se destacam Mick Harvey e 5ª Punkada.
Para tal, o Município de Coimbra vai apoiar a entidade organizadora de ambos os eventos, a Fortunoscópio Unipessoal Lda., com 100 mil euros, ao que ainda se juntam diversos apoios logísticos disponibilizados por serviços municipais: Departamento de Espaço Público, Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, Departamento de Cultura e Turismo, Polícia Municipal, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, entre outros. O apoio financeiro e os vários apoios logísticos serão formalizado através de uma parceria entre o Município de Coimbra e a Fortunoscópio Unipessoal Lda, via protocolo entre ambas as entidades. Segundo a informação dos serviços municipais, o montante total do apoio financeiro ao segundo outorgante será pago 30% a partir de 1 de setembro de 2024 e 70% após a entrega do relatório do evento, “que nunca deverá ultrapassar o dia 15 de setembro de 2024”.
Tal como explana a informação do Gabinete de Grandes Eventos, a Câmara Municipal de Coimbra “reconhece a grande projeção internacional do evento e o relevante interesse municipal, determinante para a notoriedade da cidade enquanto vetor na promoção turística”, sublinhando também “a indubitável importância para as atividades culturais ao ar livre e a exponencial dinamização das atividades socioeconómicas na região de Coimbra que este evento irá acarretar”. Através deste tipo de iniciativas, a autarquia pretende “consolidar Coimbra como uma cidade de referência na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais”, acrescenta o mesmo documento.