A reunião contou, ainda, com a presença do coordenador do Serviço Municipal Proteção Civil, Nelson Antunes, da chefe do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais, Joana, Loureiro, do comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, e do representante da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Carlos Brito.
O protocolo será assinado, previsivelmente, em setembro deste ano, e incidirá, maioritariamente, sobre as áreas da Proteção Civil e dos Bombeiros, da Juventude, Desporto e do Ambiente. O acordo tem como objetivo desenvolver a partilha de experiências e boas práticas entre os dois municípios, assim como a formação de técnicos e aprendizagem de técnicas específicas. O protocolo prevê, ainda, a criação de uma comissão de acompanhamento encarregue da promoção de atividades entre os dois municípios e a UCCLA.
A UCCLA participará igualmente no protocolo de cooperação, dado que os municípios de Coimbra e do Sal são ambos membros da associação intermunicipal de natureza internacional, dedicada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia.
A cooperação no mundo lusófono é particularmente importante para a afirmação de Coimbra no cenário internacional, concretizando ações de colaboração para o desenvolvimento, fundamentais para o enriquecimento intercultural dos seus territórios e desenvolvimento de competências em cenários de ação que apresentam desafios importantes a ultrapassar.
Este protocolo permitirá, por isso, a criação e fortalecimento das relações entre os municípios de Coimbra e do Sal, resultando na consolidação dos laços de amizade e solidariedade que unem os dois territórios, assim como no desenvolvimento de ações nas áreas da Proteção Civil e dos Bombeiros, da Juventude, Desporto e do Ambiente