O montante a transferir consta do relatório de contas auditado pela Ribeiro, Rigueira, Marques, Roseiro & Associados, SROC, Lda., que confirma que o resultado líquido de 2024 continuou negativo, embora com “melhoria significativa” face a 2023. Graças ao apoio financeiro do sócio único, o património líquido terminou o ano em 32.030,40 euros positivos – valor que, sem esse suporte, voltaria para vermelho. “Assim, a PRODESO ainda permanece dependente do suporte financeiro do sócio único para manter a sua operacionalidade e sustentabilidade futura”, pode ler-se.
No mesmo documento, os auditores alertam para a necessidade de mudança de instalações, dado que o contrato de arrendamento atual caducou no final de 2024. “Embora já existam algumas alternativas em consideração, o novo espaço ainda não está totalmente definido”, para que seja obtida a aprovação das autoridades competentes. “Neste campo, a PRODESO conta com o empenho ativo do sócio único para resolver estas questões e garantir a continuidade das atividades escolares”, lê-se no documento.
No ano letivo 2024/25, frequentam o ITAP 76 alunos, com uma média de idade de 16,4 anos. De referir que, dos 76 alunos, 63% são rapazes e 37% raparigas. 55% têm necessidades educativas, 54% têm escalão de abono de família e 37% são alunos de nacionalidade estrangeira. O ITAP tem ao serviço, em regime de prestação de serviço, 26 professores e uma técnica de ensino especial.
O ITAP disponibiliza, atualmente, 12 cursos profissionais – animador sociocultural, técnico de comércio, comunicação, gestão, multimédia, museologia e gestão do património, análise laboratorial, sistema de informação geográfica, cartografia, topógrafo/geómetra, construção civil e gestão do ambiente -, além de três cursos de educação e formação de jovens – operador de fotografia, cuidador de crianças e jovens e, ainda, mecânico de automóveis pesados de passageiros e de mercadorias.