A empreitada consignada abrange duas zonas distintas: o Convento São Francisco, em Santa Clara, e a Oficina Municipal do Teatro, em Santo António dos Olivais.
No Convento São Francisco, situado na Avenida da Guarda Inglesa, a empreitada incide sobre o piso 0 e tem como principal objetivo tornar os acessos exteriores mais seguros e acessíveis a todos os utilizadores. As principais intervenções incluem a reconversão das escadas de acesso com medidas não regulamentares; a substituição de escadas por rampas com dimensões adequadas às normas de acessibilidade; a instalação de corrimãos em escadas e rampas, incluindo o acesso ao foyer do grande auditório e à Sala D. Afonso Henriques; a aplicação de nova laje em betão, elementos de cantaria e guardas metálicas.
Já na Oficina Municipal do Teatro vai ser realizada uma intervenção centrada na adaptação de infraestruturas para pessoas com mobilidade reduzida. Entre os trabalhos previstos, destacam-se a remodelação de camarins e instalações sanitárias e de banho adaptados; construção de rampa na entrada técnica com instalação de corrimãos; substituição de portas de emergência, reforço da segurança contra incêndios; a reorganização de espaços interiores para melhorar o funcionamento do edifício, incluindo criação de novas zonas de trabalho para figurinos.
Com esta empreitada, a CM de Coimbra dá mais um passo no reforço da inclusão e na valorização dos seus equipamentos culturais, garantindo o acesso universal a espaços de referência como o Convento São Francisco e a Oficina Municipal do Teatro.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano