Este ano, registou-se um crescimento tanto no número de associações apoiadas como no valor global da comparticipação financeira, reforçando a aposta da Câmara Municipal na promoção e valorização da participação cívica e juvenil. Recorde-se que, em 2024, foram elegíveis a financiamento 48 candidaturas num total de 84 mil euros.
Este aumento do número de associações apoiadas e do valor global da comparticipação financeira traduziu-se no desenvolvimento de centenas de atividades dinamizadas por essas coletividades, assim como em coorganizações promovidas com a Divisão da Juventude. Esta dinâmica permitiu reativar diversas redes, nomeadamente locais, regionais e nacionais, com destaque para o fortalecimento de relações com Federação Nacional de Associações Juvenis, o Conselho Nacional de Juventude e Instituto Português da Desporto e Juventude.
Uma dinâmica que levou a que a CM de Coimbra fosse reconhecida, no passado dia 13 de junho, em Ílhavo, no V Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional de Associações Juvenis. A autarquia recebeu o diploma de “Boa Prática Municipal Certificada”, com o projeto Programa Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, galardão que visou premiar os municípios que mais têm empreendido e investido nas associações juvenis do seu território. Esta distinção reconhece, pois, o trabalho da autarquia e do seu contributo relevante para a promoção de políticas de juventude a nível local.
Importa, ainda, referir que o aumento do valor global da comparticipação financeira tem acontecido todos os anos. Em 2024, como já foi referido, os apoios permanentes ficaram na ordem dos 84 mil euros, montante superior ao de 2023, que foi na ordem dos 70 mil euros, e longe dos 23.500 atribuídos em 2022. Este ano, os apoios municipais totalizaram 109 mil euros, o que corresponde, em relação a 2022, a um aumento de cerca 364%.
Hoje, no Conselho Municipal da Juventude de Coimbra (CMJC), estiveram presentes 64 entidades, num total de 105 participantes. Recorde-se que, a anterior sessão do CMJC, que decorreu a 30 de novembro de 2024, tinha contado com a presença de 56 entidades, num total de 84 participantes. Fica, assim, patente o contínuo crescimento da participação dos jovens e o seu interesse em discutir as temáticas que os afetam.
Nesta sessão ordinária, para além de terem sido assinados os protocolos de apoio permanente no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, foram apresentados os resultados do Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil 2022-2025.
Consulte aqui a listagem de entidades apoiadas.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes