A distinção atribuída à CM de Coimbra reconhece o compromisso e o investimento da autarquia no apoio às associações juvenis e na promoção de políticas de juventude a nível local, ao longo dos últimos quatro anos.
Em representação do Município, o vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes, recebeu o diploma e destacou, na ocasião, o papel fundamental do associativismo juvenil na construção de uma sociedade mais participativa e o reforço do compromisso da autarquia com os jovens.
Durante o encontro, foi também apresentado o ACTION KIT, um recurso inovador com ferramentas para o trabalho com jovens, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e o CES – Corpo Europeu de Solidariedade.
Recorde-se que o Município de Coimbra reativou, em 2023, a sua participação na rede de Municípios Amigos da Juventude. Em 2024, viu renovada a respetiva bandeira e recebeu o selo de qualidade de 4 estrelas, numa escala de 5. No ano passado, Coimbra já havia sido reconhecida como Município com Boas Práticas Nacionais, com a iniciativa “Sessões de esclarecimento sobre associativismo juvenil”.