As equipas municipais estão no terreno, todos os dias, com diversas intervenções, para assegurar a qualidade de vida dos cidadãos de Coimbra e preservar o seu património natural. Durante o mês de junho, na área da Gestão de Resíduos, foram recolhidas 9,7 toneladas de biorresíduos, 4.600,5 toneladas de resíduos não valorizáveis, 313,6 toneladas de plástico, 250 toneladas de vidro e 187,3 toneladas de papel e cartão. Foram recolhidos ainda 691 monos, por agendamento, e 12,9 toneladas de têxteis (roupa e calçado), um novo dado que foi introduzido no barómetro.
Em matéria de limpeza urbana, as equipas municipais percorreram cerca de 29,7 quilómetros para limpeza de ruas e cerca de 15,3 quilómetros para corte de vegetação. Foram também executadas intervenções de manutenção em 1.770 metros quadrados de terrenos de domínio público municipal.
Quanto às intervenções florestais, foram executadas ações de gestão de faixa de combustível em 5.400 metros quadrados e realizada vigilância em 8 dias.
Por fim, organizaram-se 11 eventos de sensibilização ambiental, que contaram com 381 participantes.
De recordar que a CM de Coimbra implementou, este ano, um novo plano anual de limpezas por zonas e rotativo, de forma a corresponder aos anseios dos munícipes e conseguir ter uma cidade mais limpa e mais cuidada. O documento estratégico, desenvolvido pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, está em constante atualização e deve ser adaptado às circunstâncias, face às necessidades verificadas ao longo do ano. Ao todo, as quatro áreas definidas correspondem a cerca de 50 quilómetros lineares, que vão ser percorridos pelas várias equipas municipais destacadas para tornar Coimbra mais limpa e cuidada.
Importa, ainda, sublinhar que a CM de Coimbra disponibiliza um visualizador externo que permite aos munícipes consultar as entidades responsáveis pela gestão e pela manutenção dos espaços públicos, entre outras opções. O visualizador de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), denominado “Limpeza de Vias e Espaços Públicos”, surge na sequência da postura de transparência que o Executivo municipal pretende imprimir na gestão da autarquia e foi criado, internamente, pelos serviços municipais em novembro de 2022.
