A campanha intitulada “Juntos por Cabo Verde” decorre até 31 de agosto e contempla a recolha de bens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupa, calçado, água, utensílios de cozinha, roupa de cama e brinquedos.
No âmbito desta iniciativa, a CM de Coimbra disponibiliza dois pontos de recolha para a entrega de bens, um no piso 1 do Mercado Municipal D. Pedro V e outro na Casa Municipal da Cultura.
Além dos espaços municipais, é também possível entregar donativos no Estádio Cidade de Coimbra (Loja da Académica, que reabre a 25 de agosto), na Academia Briosa XXI e na Sede da claque Mancha Negra.
Os contentores foram cedidos pelo Banco Alimentar, parceiro logístico da campanha.
A adesão do Município de Coimbra a esta ação assume um significado especial, uma vez que Coimbra é cidade geminada com Mindelo, na ilha de São Vicente. Mindelo é a segunda maior cidade do arquipélago, com cerca de 63.000 habitantes e foi uma das cidades mais afetadas pelas inundações. Esta ligação reforça a importância do trabalho de cooperação internacional, proximidade e solidariedade entre comunidades que a CM de Coimbra tem vindo a valorizar e a aprofundar.
A campanha junta um vasto conjunto de entidades locais, entre as quais a Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra, a Associação de Estudantes de Cabo Verde em Coimbra, a Casa de Angola em Coimbra, a associação IUNA – Implementar Uma Nova Atitude, a claque Mancha Negra e empresas parceiras da AAC/OAF, num esforço coletivo de solidariedade com o povo cabo-verdiano.
No âmbito desta mobilização, está prevista para sexta-feira, 22 de agosto, às 17h30, uma receção oficial ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra.