Café-Longo: Mordo Mia
26 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco da Praça
Entrada gratuita
Na terça-feira, dia 26 de agosto, às 19h00, o ciclo “Café-Longo” traz à Praça do Comércio, um concerto dos Mordo Mia, uma iniciativa que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra e é coorganizada pela Blue House. A entrada é gratuita.
Os Mordo Mia destacam-se pela sua contribuição à música de ballet nacional, marcada por um tom raivoso e energético, expressa no álbum «Sente-se Primeiro», lançado em 2023 em colaboração com a Orquestra Metropolitana da Reboleira.
A sua música combina instrumentos clássicos e contemporâneos, criando uma sonoridade intensa e provocadora. O grupo é formado por João Roque (voz e teclas), Ana Eduarda Martins (violino, voz secundária e percussões), Simão Bárcia (guitarra acústica e elétrica), António Pinto (baixo elétrico) e Bernardo Pereira (bateria).

Tipos da Baixa com Rafael Vieira
27 de agosto | 18h30
Largo do Romal
Entrada gratuita
Na quarta-feira, dia 27 de agosto, pelas 18h30, realiza-se, no Largo do Romal, uma visita guiada intitulada “Tipos da Baixa”, conduzida por Rafael Vieira. Esta iniciativa integra o N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A participação é gratuita.
Este passeio dinâmico propõe um mapeamento gráfico afetivo da Baixa de Coimbra, destacando elementos visuais que normalmente passam despercebidos na rapidez do quotidiano. A cidade é vista como um palimpsesto, onde a história, a arte e a tecnologia se manifestam através de diferentes características tipográficas e tipológicas presentes nas fachadas, coberturas, pavimentos, comércio, sinalização e toponímia.
A visita convida a uma nova leitura do espaço urbano, revelando a riqueza gráfica e cultural da cidade em diálogo constante com quem a percorre.

Quintas ao Largo: Sana Cissokho (Senegal)
28 de agosto | 19h00
Largo do Poço
Entrada gratuita
Na quinta-feira, dia 28 de agosto, pelas 19h00, o Largo do Poço acolhe o concerto de Sana Cissokho, músico senegalês que apresenta a tradição ancestral da música africana através da kora, instrumento de cordas tradicional. O espetáculo integra o ciclo ”Quintas ao Largo”, uma proposta do Jazz ao Centro Clube para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.
Sana Cissokho foi criado desde criança na arte de contar histórias e tocar a kora, seguindo uma linhagem de mestres lendários como Toumani Diabaté, Ballaké Sissoko e Sona Jobarteh. O seu trabalho mantém viva a herança cultural do Senegal, numa proposta musical rica e envolvente.

A Dois Tempos: Victor Torpedo & The Pop Kids
29 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada gratuita
Na sexta-feira, dia 29 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” apresenta Victor Torpedo & The Pop Kids, na Praça do Comércio, para um concerto com entrada gratuita, que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra.
Victor Torpedo & The Pop Kids têm influências dos anos 80, com sonoridades que atravessam o rock, synth, new wave, pop e punk. O grupo é composto por Miguel Benedito na bateria, Pedro Antunes no baixo e Filipe Fidalgo no saxofone, para além do próprio Victor Torpedo na guitarra e voz.

A Dois Tempos: Last Meeting Point – NOVO TRIO, com João Mortágua, Carlos Barretto e Paulo Bandeira
29 e 30 de agosto | 22h00
Escadas do Quebra-Costas
Entrada gratuita
Nos dias 29 e 30 de agosto, sexta-feira e sábado, às 22h00, o ciclo “A Dois Tempos” traz às Escadas do Quebra-Costas o projeto Last Meeting Point, um novo trio formado por três nomes consagrados do jazz nacional: João Mortágua, Carlos Barretto e Paulo Bandeira. Este espectáculo é uma proposta do “16º Festival das Artes QuebraJazz” para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.
Este projeto baseia-se em composições originais e inclui interpretações de temas de diferentes géneros, com arranjos modernos e uma forte componente de improvisação. As performances refletem as influências dos ambientes onde são executadas, oferecendo uma experiência única e inspiradora.

A Dois Tempos: Portuguese Pedro
30 de agosto | 19h00
Praça do Comércio – Palco Central
Entrada gratuita
No sábado, dia 30 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” recebe um concerto de Portuguese Pedro, que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.
Portuguese Pedro, alter ego de Pedro Serra, é músico, DJ e guardião do espírito rockabilly em Portugal. Com uma sonoridade que mergulha nas raízes dos anos 40, 50 e 60, o seu repertório cruza honky tonk, rockabilly e rhythm & blues. Para este concerto, sobe ao palco em formato trio, com apresentação dos seus discos e temas originais, mantendo a ligação a Coimbra e ao espírito vintage que marca a sua carreira.

Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos”
Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade.
Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.
A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/.