Licenciada em Professores do Ensino Básico – Variante Educação Física pela Escola Superior de Educação de Setúbal (2001), possui uma pós-graduação em Marketing no Fitness pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2016) e o curso de Gestão Pública na Administração Local pela Fundação FEFAL (2021). Tem ainda formação complementar nas áreas da gestão do desporto, equipamentos desportivos, mobilidade ativa, saúde e segurança em piscinas, gestão de eventos e coordenação de escolas de natação.
O seu percurso profissional passou pela Câmara Municipal de Almada, entre 2001 e 2016, onde exerceu funções de técnica de natação e de técnica superior de desporto. Entre 2016 e 2022 integrou os serviços do Município da Batalha, onde foi técnica superior de desporto, chefe da Divisão de Educação, Desporto e Tempos Livres e responsável pela direção técnica das infraestruturas desportivas municipais. Desde janeiro de 2023 desempenhava, em regime de substituição, o cargo de chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Coimbra.
O júri concluiu que Filipa Borges demonstrou ser detentora do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico e profissional demonstrado, quer pela posse das competências essenciais para o desempenho da função.
A nomeação é feita em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos.