O evento procura mobilizar organizações e agentes locais, nacionais e europeus para refletir sobre os desafios da transição climática, identificando obstáculos, boas práticas e recomendações que permitam construir soluções justas, inclusivas e sensíveis à igualdade de género.
A abertura está marcada para as 9h00, com acolhimento e café de boas-vindas, seguindo-se a sessão de abertura, que incluirá intervenções da vice-presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), Joana Frias Costa, do presidente da 11º Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia, Hugo Patrício Oliveira, e da Secretária-Geral do Lobby Europeu das Mulheres (LEM), Mary Collins.
A manhã prossegue com uma conferência a cargo de Giovanna Badalassi (Ladynomics), uma mesa-redonda dedicada ao tema “O Nexus Mulheres-Clima” e um painel sobre compromissos europeus e internacionais, com a participação de eurodeputadas, investigadoras e responsáveis de organizações nacionais e internacionais.
Durante a tarde, realiza-se o Encontro Nacional da Rede de Guardiãs da Natureza, promovido pela Business as Nature, que evidencia o contributo das mulheres na preservação da biodiversidade, no turismo sustentável, na agroecologia e na educação ambiental. A sessão de abertura do encontro, agendada para as 14h45, contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
O programa inclui a apresentação de projetos concretos em áreas como turismo rural, conservação da natureza e saúde, bem como momentos musicais e de networking. Paralelamente, estará patente a mostra “Guardiãs da Natureza”, com produtos e serviços das participantes em exposição.
O encontro termina ao final da tarde com a apresentação das “Guardiãs das Guardiãs” e um momento cultural protagonizado pelo Grupo Coral e Etnográfico Academia Sénior de Serpa.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia através de formulário online.
