O projeto RESONANCE procura promover soluções para cidades mais sustentáveis e eficientes, através da integração de postes inteligentes equipados com sensores e tecnologias de eficiência energética. Entre as funcionalidades estão iluminação LED regulável, monitorização da qualidade do ar e do ruído, contadores de tráfego e carregadores para veículos elétricos. Estas ferramentas permitem reduzir consumos e emissões, recolher dados úteis para políticas públicas e melhorar a gestão urbana.
O encontro incluiu uma visita de estudo, no primeiro dia, a projetos-piloto em Coimbra, como a rede de iluminação pública LED e a integração de carregadores elétricos na Quinta de São Jerónimo. Hoje, os trabalhos prosseguiram na sede da CIM-RC com a mesa-redonda “Policy Clinic Workshop: Overcoming Barriers to Smart Infrastructure Implementation”, onde foram debatidos os principais desafios, oportunidades de financiamento e colaboração inter-regional, indicadores de avaliação e inovações necessárias para escalar estas soluções em diferentes regiões da União Europeia.
O consórcio do projeto integra 10 parceiros: CIM Região de Coimbra e Universidade de Aveiro (Portugal); Langhe Monferrato e Roero e Município de Beinasco (Itália); South East Energy Agency (Irlanda); Município de Alba Iulia (Roménia); Agência Regional de Inovação do Sul da Transdanúbia (Hungria); Município de Kamianets-Podilskiy (Ucrânia); e Região de Planeamento Vidzeme (Letónia).
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila