A iniciativa promove a cultura da atividade física entre os mais jovens, com o objetivo de que esta se torne a sua principal fonte de ócio face ao aumento das práticas sedentárias, assim como da interação entre crianças, jovens, amigos e família.
O Método Joy of moving, a base desta experiência, é um método educativo cientificamente validado que, através da diversão e do movimento, contribui para que as crianças desenvolvam competências essenciais para crescerem ativas e felizes. O objetivo é fomentar a atividade física através da brincadeira, enquanto se trabalham, simultaneamente, outras áreas fundamentais, como a condição física, a coordenação motora, a função cognitiva e a criatividade, assim como outras competências essenciais para a vida.
O evento insere-se no âmbito das comemorações da Semana Europeia do Desporto, iniciativa promovida pela Comissão Europeia e dinamizada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, à qual a CM de Coimbra se associa, contribuindo assim para incentivar a prática desportiva regular e a adoção de estilos de vida saudáveis junto da população, em particular das crianças e jovens.
O evento decorre entre hoje, das 9h30 às 13h30 e das 15h30 às 19h30, e sábado e domingo, 20 e 21 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00. A sexta-feira é dedicada às escolas, enquanto o sábado e o domingo são abertos às famílias.
As crianças e jovens de Coimbra poderão usufruir de 8 zonas temáticas distintas, que oferecem uma experiência completa com múltiplas atividades, incluindo vários tipos de jogos, desportos.
A iniciativa Kinder Joy of moving Experience faz parte do programa internacional de Responsabilidade Social Corporativa Kinder Joy of moving do Grupo Ferrero, criado em 2005 e presente em mais de 30 países, alcançando, todos os anos, mais de 3,7 milhões de crianças.
Grande parte destas propostas inspira-se no Método Joy of moving, uma metodologia educativa cientificamente validada que, através do jogo e do movimento, promove o desenvolvimento físico, cognitivo, social e criativo das crianças. Em 2020, a associação HEPAS (Healthy and Physically Active Schools in Europe) reconheceu este método como uma das melhores propostas educativas para incentivar um futuro mais ativo e saudável.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano