O Café Curto, um ciclo de showcases semanais, com curadoria da Blue House, coprodução do Convento São Francisco e financiamento da Câmara Municipal de Coimbra, celebra cinco anos de existência como um espaço de descoberta e de proximidade entre artistas e público.
Para edição comemorativa, o palco recebe o pianista e compositor Luís Figueiredo e Manuel Rocha, que apresentarão o seu mais recente projeto, Underwater Songs — uma coleção de canções escritas entre 2022 e 2024. As peças, em português, inglês e espanhol, oscilam entre baladas intimistas e melodias de grande sensibilidade, conduzindo o público por um imaginário visual próximo da fotografia e do cinema. Apesar da simplicidade formal, cada tema transporta uma carga emocional que evoca memórias, perda e introspeção.
Com uma duração especial de 60 minutos, o dobro da habitual, esta sessão comemorativa pretende reforçar a essência do Café Curto: a partilha entre músicos e ouvintes num ambiente de proximidade, intimidade e descoberta.
Até dezembro, as sessões Café Curto e Café Duplo acontecem: amanhã (O Mau Olhado c/ Ricardo Silva), dia 28 ((Café Duplo: Santi Araújo + Samuel Louro), dia 11 de novembro (Margô), 18 de novembro (Evaya), 25 de novembro (Café Duplo: Bárbara Eugénia + Madalena Palmeirim), 9 de dezembro (Royal Bermuda) e 16 de dezembro (Café Duplo: Meta + Arianna Casellas).
Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal.
O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.