Depois dos trabalhos preparatórios na Praça Machado de Assis e nos separadores centrais da Avenida Calouste Gulbenkian e da Alameda Armando Gonsalves, tem início no dia 3 de dezembro uma nova fase dos trabalhos com as alterações de circulação apresentadas na imagem abaixo:

Nesta próxima fase, com duração estimada de dois meses, os dois sentidos da circulação rodoviária na Avenida Calouste Gulbenkian serão realizados no lado sul num troço de 50 metros.
O início da Alameda Armando Gonsalves a partir da Praça Machado de Assis, também ficará condicionado, com os dois sentidos da circulação rodoviária a realizarem-se pelo lado norte da alameda.
O acesso ao estacionamento dos estabelecimentos comerciais, nomeadamente para os veículos de emergência, será garantido.
Na impossibilidade de manter-se todos os circuitos pedonais existentes, os peões serão devidamente encaminhados para a passadeira mais próxima.
Os trabalhos a realizar são:
- Execução de coletores de águas pluviais e residuais;
- Execução do canal do Metrobus;
- Semaforização;
- Execução de travessia para iluminação pública;
- Integração urbana;
- Pavimentação.
A Metro Mondego, a Águas de Coimbra e o Município de Coimbra apelam à compreensão da população para os constrangimentos temporários que esta fase poderá causar.
Para facilitar a adaptação a esta nova fase dos trabalhos e minimizar eventuais impactos na circulação, recomenda-se a utilização de aplicações de navegação como o Waze ou o Google Maps. Estas plataformas já incluem a informação atualizada sobre as alterações temporárias, permitindo aos condutores escolher os percursos mais adequados em tempo real.