O alargamento do circuito abrange os arruamentos da Rua Quinta da Portela, Rua Princesa de Cindazunda, Rua Paul Harris, Rua Maria Vitória Bourbon Bobonne e Rua O Conimbricense. Para viabilizar esta nova fase do projeto, os serviços do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra procederam, na semana passada, à instalação de 21 contentores castanhos de 800 litros, com acesso condicionado, destinados exclusivamente à deposição de biorresíduos.
A partir de amanhã, 3 de dezembro, o prestador de serviços SUMA vai desenvolver uma campanha de sensibilização porta-a-porta em todos os edifícios da área abrangida. Esta ação, com duração prevista de cerca de duas semanas, inclui a distribuição dos kits de adesão aos moradores, compostos por um contentor de sete litros para utilização no interior das habitações e por uma chave de ativação que permite o acesso aos contentores instalados na via pública.
A recolha seletiva de biorresíduos é uma prioridade do Município de Coimbra, que estima que cerca de metade dos resíduos atualmente depositados como indiferenciados sejam resíduos orgânicos com potencial de valorização. A separação destes resíduos permite reduzir o recurso ao aterro, diminuir custos de deposição e promover a sua transformação em composto, contribuindo para a economia circular e para o objetivo municipal “Coimbra ZERO Resíduos”.
Recorde-se que o Município iniciou a recolha seletiva de biorresíduos em junho de 2024, através de um projeto-piloto que abrangeu uma área de 135 hectares, envolvendo zonas como a Rua dos Combatentes, Estádio Cidade de Coimbra, Solum, Vale das Flores, Arregaça e a envolvente da Avenida da Lousã, num total de 8.858 fogos e cerca de 15 mil habitantes. Os resultados desta recolha são acompanhados através do Barómetro de Ambiente e Sustentabilidade do Município.
Entre os próximos passos previstos estão o alargamento da recolha porta-a-porta, a intensificação da recolha no setor da restauração e hotelaria (canal HORECA) e a distribuição de compostores comunitários e individuais, acompanhada de ações de formação dirigidas às freguesias.
As iniciativas desenvolvidas no âmbito da recolha de biorresíduos contam com o apoio do POSEUR e do Fundo Ambiental.