Presente na cerimónia, o vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da Proteção Civil, Ricardo Lino, destacou o espírito de missão e o voluntariado que caracterizam a corporação e reafirmou o compromisso do Município no apoio responsável e articulado ao reforço de meios e à melhoria das condições de funcionamento da associação.
Novas viaturas e equipamentos reforçam capacidade de resposta
Durante a cerimónia foram benzidas duas novas viaturas e equipamento de desencarceramento. Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi oferecida, com comparticipação da Câmara Municipal de Coimbra e da família Figueiredo, e uma ambulância de socorro (tipo SIV/SOCOTTO) resultou da oferta da família Brás.
O novo material de desencarceramento foi adquirido com verbas angariadas num jogo solidário entre o Eirense e o Brasfemes. O processo beneficiou ainda do apoio do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).
Reconhecimento aos bombeiros
Na ocasião, foram atribuídos dois Crachás de Ouro e um Crachá de Cidadania e Mérito, como reconhecimento pelo percurso e pela dedicação de elementos da corporação.
Ricardo Lino enalteceu o papel histórico dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes no socorro às populações do concelho e da região e sublinhou a relação de parceria existente entre o Município e os bombeiros.
O vereador recordou o reforço recente do apoio municipal anual e garantiu que a Câmara continuará a acompanhar processos em curso relacionados com a aquisição de viaturas e equipamentos, bem como candidaturas a fundos para a melhoria das infraestruturas.
Relativamente à ampliação do quartel, uma obra estimada em cerca de 500 mil euros, para a qual a associação pretende apresentar candidatura ao PRR, o responsável assegurou que o Município acompanhará os trâmites necessários dentro das suas competências.
Ricardo Lino sublinhou ainda que Coimbra dispõe de três corpos de bombeiros (Voluntários de Brasfemes, Voluntários de Coimbra e Sapadores) todos com igual relevância no sistema municipal de proteção civil. O responsável destacou a cooperação e a complementaridade entre as corporações como pilares da segurança do território.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral