O X Meeting Cidade de Coimbra/XXIX Torneio Internacional Queima das Fitas em natação decorre, nos próximos dias 27 e 28 de maio, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais. Na conferência de imprensa de apresentação da competição, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, afirmou que o evento “resulta da excelente colaboração entre a Associação Académica de Coimbra – Secção de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara”, salientando que “a qualidade das infraestruturas é também um fator importante”.
“Amanhã e domingo, vamos ter na envolvente do Centro Olímpico e do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia mais de um milhar de pessoas, envolvendo participantes, visitantes e acompanhantes, não só pela realização do Meeting, mas também pela Taça da Europa de Judo”, referiu Carlos Cidade, afirmando que “Coimbra, no plano nacional, está no centro daquilo que é a atividade desportiva.”
O vereador do Desporto da CMC destacou que “o desporto vai muito para além da prática desportiva, sendo um setor que cada vez mais contribui para a economia, obviamente refletindo-se na economia local”. Conforme o autarca, os empresários, ao apostar nas atividades desportivas que são proporcionadas com o apoio da autarquia, estão a apostar na sua própria atividade empresarial.
Para Carlos Cidade, “a Queima das Fitas prolonga-se muito além da semana académica”. O autarca sublinhou ainda que “estes eventos refletem o trabalho que é realizado pelas várias seções desportivas da Associação Académica, que no panorama do desporto nacional é a entidade mais eclética que existe no país”.
No final, o vereador do Desporto da CMC deixou um convite para que todos assistam ao meeting, já que a entrada é livre.
Por seu turno, Miguel Abrantes, vice-presidente da Secção de Natação da Associação Académica de Coimbra (SN-AAC), explicou que o X Meeting Cidade de Coimbra é uma prova que “marca o primeiro ano de um novo ciclo olímpico”, referindo-se aos jogos da XXXII Olimpíada, ou Tóquio 2020, o evento multidesportivo que se irá realizar daqui a três anos na capital nipónica.
“Nós somos Académica e sentimo-nos orgulhosos pela Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra nos confiar a organização deste evento”, afirmou o vice-presidente da SN-AAC.
Miguel Abrantes referiu que este Meeting já se encontra no circuito Europeu de Meetings da Liga Europeia de Natação e passará a contar também para o Circuito Ibérico de Meetings (cujo protocolo será assinado em breve). O Meeting Internacional de Natação de Coimbra foi também escolhido como prova de obtenção de mínimos para os Campeonatos Mundiais de 2017 em Budapest, os Campeonatos da Europa de Juniores em Israel, o Campeonato do Mundo de Juniores em Indianápolis e os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires.
Para satisfação de Miguel Abrantes, este ano existe “uma aposta muito forte na natação de inclusão/desporto adaptado (…) e teremos cá os melhores atletas mundiais da atualidade que irão abrilhantar ainda mais o evento”.
O X Meeting Cidade de Coimbra, organizado pela SN-AAC, com o apoio da CMC, contará com cerca de 400 atletas de aproximadamente 60 clubes e seleções.
Na conferência de imprensa participaram ainda Benjamim Moreira, presidente da SN-AAC, Alexandre Amado, presidente da Direção-Geral da AAC, Neuza Curveira, comissária da Queima das Fitas para a área do Desporto, e João Pereira, em representação da Comissão Organizadora da Queima das Fitas e da estrutura desportiva da AAC.
De referir que o meeting contará com um software de cronometragem e estatística cujos resultados e marcas serão transmitidos em tempo real nos 2 ecrãs gigantes instalados no Complexo. O evento será ainda transmitido na íntegra e em direto nas redes sociais em www.meetingcoimbra.pt. Durante a prova, as eliminatórias começam às 9h30 e as finais têm lugar às 17h00.