“De elevado interesse cultural para o Município de Coimbra, esta associação tem protagonizado um importante trabalho no ensino, na divulgação e na valorização da música, mais valioso, ainda, porque se desenrola num território periurbano do concelho, contribuindo ativamente para o aumento das sociabilidades intergeracionais”, salientou a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, que fez o elogio que precedeu a entrega da medalha.
Fundada a 21 de abril de 1869, na Vila de Taveiro, pelo Padre João Pessoa Godinho e D. Duarte Mello (conde de Taveiro), a Filarmónica União Taveirense é uma das mais antigas do país, celebrando, em 2019, 150 anos de atividade contínua.
A vereadora da Cultura destacou ainda alguns momentos da longa vida da Filarmónica, nomeadamente, em abril de 2016, a colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra no espetáculo de abertura ao público do requalificado Convento São Francisco, tendo participado com diversas formações na peça “Dos Bichos”, inspirada na obra de Miguel Torga e protagonizada pela Companhia O Bando.
Ao longo dos últimos anos a Filarmónica União Taveirense tem recebido vários prémios e distinções, como a Comenda de Ordem de Benemerência, pela Presidência da República em 1969; a Medalha de Mérito Cultural, pela CM Coimbra em 1995; e a Declaração como Instituição de Utilidade Pública, em 1997.