17 Fevereiro 2016

Manuel Machado em visita de trabalho ao Luxemburgo

Manuel Machado em visita de trabalho ao Luxemburgo

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, acompanha hoje e amanhã, dias 17 e 18 de fevereiro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, numa visita de trabalho ao Luxemburgo.

Este grão-ducado conta com uma forte comunidade portuguesa, cerca de 92 mil pessoas (16% da população total do país), provenientes, em grande número, do distrito de Coimbra. O programa de Manuel Machado inclui também uma visita a Esch-sur-Alzette, município geminado com Coimbra desde junho de 2005

Manuel Machado e José Luís Carneiro visitam, esta tarde, a sede da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, presidida por Paula Martins, sendo depois recebidos na residência oficial do embaixador de Portugal no Luxemburgo, Carlos Pereira Marques. Já amanhã, 18 de fevereiro, o programa tem início com um encontro com o ministro da Educação Nacional, da Infância e da Juventude, Claude Meisch, seguido de uma visita ao Consulado Geral.

O programa do presidente da CMC e da ANMP passa também por uma visita, na tarde de quinta-feira, ao município de Esch-sur-Alzette, que é geminado com Coimbra. A visita inclui um almoço de trabalho com o burgomestre de CLERVAUX, Emile Eicher, e um encontro com a sua congénere de Esch-sur-Alzette, a burgomestre Vera Spautz.

Esch-sur-Alzette é a segunda maior cidade luxemburguesa, com uma população de 28.000 habitantes, e uma importante comunidade de emigrantes portugueses (cerca de um terço), maioritariamente originários do distrito de Coimbra e que ainda hoje mantém fortes ligações culturais à cidade e à região onde nasceram.

A geminação entre Esch-sur-Alzette e Coimbra foi celebrada em junho de 2005, precisamente com o objetivo de fomentar uma colaboração mais estreita entre as duas cidades. O objetivo passa por Coimbra poder “reforçar, alargar e apoiar os laços que prendem os emigrantes de Esch-sur-Alzette à sua terra natal, contribuindo também para fomentar, desenvolver e consolidar a cultura portuguesa nesta cidade luxemburguesa”, conforme consta do protocolo de geminação.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×