Uma informação avançada ao semanário durante a visita de trabalho do presidente da CMC ao grão-ducado, que decorreu nos passados dias 17 e 18 de fevereiro. “A nossa pretensão é que os emigrantes tenham total apoio e não percam contacto com as suas raízes”, sublinhou Manuel Machado ao Contacto.
“Pretendemos criar um intercâmbio entre as universidades de Coimbra e do Luxemburgo, para apoiar os jovens emigrantes portugueses que cá vivem”, afirmou o presidente da CMC, em declarações ao periódico, durante o seu encontro com a sua homóloga de Esch-sur-Alzette, a burgomestre Vera Spautz. Um encontro que, referiu o presidente da CMC, teve como objetivo “estreitar ainda mais a relação de geminação que começou em 2005 entre a cidade de Coimbra e a cidade de Esch”. Antes do encontro com a sua congénere de Esch-sur-Alzette, Manuel Machado reuniu também com o burgomestre de Clervaux, Emile Eicher.
Recorde-se que a visita de Manuel Machado ao Luxemburgo decorreu no âmbito de uma viagem do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, ao grão-ducado. O presidente da CMC integrou a comitiva de José Luís Carneiro e acompanhou o secretário de Estado na visita à sede Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo e ao Consulado Geral, no encontro com o embaixador de Portugal no Luxemburgo, Carlos Pereira Marques, e com o ministro da Educação Nacional, da Infância e da Juventude, Claude Meisch. “Queremos dar todo o apoio para que os emigrantes que aqui vivem se sintam acolhidos, seja através de projetos educacionais ou ligações culturais às suas origens”, referiu ainda Manuel Machado ao jornal Contacto.
Mais informações:
Esch-sur-Alzette é a segunda maior cidade luxemburguesa, com uma população de 28 mil habitantes, e possui uma importante comunidade de emigrantes portugueses (cerca de um terço), maioritariamente originários do distrito de Coimbra, que ainda hoje mantém fortes ligações culturais à cidade e à região onde nasceram.
A geminação entre Esch-sur-Alzette e Coimbra foi celebrada em junho de 2005, com o objetivo de fomentar uma colaboração mais estreita entre as duas cidades, de modo a Coimbra poder “reforçar, alargar e apoiar os laços que prendem os emigrantes de Esch-sur-Alzette à sua terra natal, contribuindo também para fomentar, desenvolver e consolidar a cultura portuguesa nesta cidade luxemburguesa”, lê-se no protocolo de geminação.
Fotografia de Christophe Olinger, publicada no website do jornal Contacto.