7 Março 2016

Nova rotunda permitirá inverter a marcha na Av. da Guarda Inglesa

Nova rotunda permitirá inverter a marcha na Av. da Guarda Inglesa

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, consignou, no dia 7 de março, a empreitada da “Rotunda da Avenida da Guarda Inglesa – Entroncamentos das Ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha”, que vai possibilitar a inversão de marcha na Av. da Guarda Inglesa, facilitando assim a entrada e saída do parque de estacionamento do Convento de S. Francisco.

A empreitada foi adjudicada à Contec – Construção e Engenharia S.A., que irá receber 116.663,73 euros (+ IVA), para realizar a obra num prazo de 90 dias. Além da nova rotunda, a empreitada prevê a reparação e pintura da passagem pedonal superior de acesso à Escola Silva Gaio. À semelhança do que fez na recente consignação da conclusão do estacionamento do Convento de S. Francisco, Manuel Machado voltou a deixar um desafio à empresa: se conseguir realizar a obra num prazo de tempo mais curto, a autarquia reduzirá também o prazo de pagamento.

Segundo Manuel Machado, “a obra hoje consignada é simples, mas tem uma enorme importância para Coimbra”, acrescentando que é importante que esta obra “sirva as pessoas”. O autarca sublinhou que a construção da nova rotunda irá contribuir para a diminuição do excesso de velocidade daquela zona: “A pista de aceleração que aqui está tem de ser perturbada; temos que introduzir aqui um elemento que a condicione.”

A construção da nova rotunda da Av. da Guarda Inglesa irá facilitar o acesso ao Convento de S. Francisco e ao planalto de Santa Clara, proporcionando uma “redistribuição do trânsito”. “Procuramos, em Coimbra, compatibilizar a circulação rodoviária com a circulação dos peões”, “este eixo simples tem uma grande importância, na boa circulação da cidade”, adiantou o presidente da CMC.

Tendo em conta o espaço disponível, a rotunda apresentará um formato alongado e posicionamento descentrado em relação ao eixo da avenida. A nova rotunda irá abranger os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha e terá, no seu interior, uma área plantada, com três tílias e uma combinação de prado de sequeiro florido mais sistema de rega.

A obra vai permitir a inversão de marcha na Av. da Guarda Inglesa, facilitando a entrada e saída a quem acede pelo sul (Av. João das Regras/Rossio de Sta. Clara) ao parque de estacionamento do Convento de S. Francisco. Diminui também o trajeto de quem sai do estacionamento e pretende rumar, por exemplo, à Ponte de Santa Clara ou à Solum. Recorde-se que o futuro estacionamento do Convento apenas irá dispor de entrada no sentido Açude/Portugal dos Pequenitos, ao passo que a saída se efetuará unicamente no sentido contrário.

A nova rotunda será ainda vantajosa para quem vier da zona do Rossio de Santa Clara e pretenda aceder à Rua Coelho da Rocha, podendo fazê-lo de modo muito mais direto. Durante a consignação dos trabalhos, em declarações aos jornalistas, Manuel Machado destacou outro efeito benéfico – o da diminuição da velocidade, uma vez que, atualmente, os veículos atingem ali ritmos elevados, nomeadamente no sentido Portugal dos Pequenitos/Ponte Açude.

A faixa de rodagem em torno da rotunda terá uma largura variável, com 7m a nascente, 10m nas curvas, e 9m a poente. Ao nível dos passeios, o nascente terá 2m de largura e o poente, largura variável, com um mínimo de 1,75m.

A empreitada agora consignada prevê trabalhos de remoção do betuminoso, asfalto, lancis e escavação para a abertura de caixas nas zonas de calçadinha e/ou para a abertura de valas. Quanto à drenagem, está prevista a reformulação da atual, através da relocalização das sarjetas existentes e construção de novas, com os respetivos ramais de ligação.

Relativamente à pavimentação, prevê-se a execução de pavimento betuminoso, na faixa de rodagem, de calçadinha de vidraço nos passeios e a aplicação de guiais e lancis em betão, na transição pedonal/viário; a paragem do autocarro será deslocada ligeiramente e prevê-se, ainda, a aplicação de uma passadeira na estrada e pavimento podotátil no passeio. Por último, será colocada nova sinalização, bem como marcas rodoviárias longitudinais e transversais.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×