2 Maio 2016

CMC tudo fará para apoiar requalificação do quartel dos BVC

CMC tudo fará para apoiar requalificação do quartel dos BVC

“A Câmara Municipal de Coimbra [CMC] tudo fará para apoiar a requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra [BVC].” A garantia foi deixada hoje, por Jorge Alves, vereador da Proteção Civil da CMC, no 127.º aniversário dos BVC. O autarca, que participou na cerimónia em representação do presidente da CMC, Manuel Machado, assinalou que, da parte do Município, tudo tem sido feito para que a candidatura da renovação do quartel ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) seja um sucesso.

Nomeadamente, através da rápida aprovação do projeto, assim como do reconhecimento da importância do imóvel onde se situa o quartel, a vários níveis, reconhecimento esse que autorizou uma candidatura a um patamar de financiamento superior do POSEUR.

Jorge Alves não se cansou de salientar a importância dos BVC e do respetivo quartel, referindo-se a este binómio como a “frente avançada de segurança da Baixa, da Alta e do Património da Humanidade”.

O vereador pediu mais celeridade na aplicação concreta dos fundos comunitários do Portugal 20 20. “Quem gere o Portugal 20 20, que coloque o dinheiro no terreno”, exortou.

Depois de uma fase em que a candidatura da remodelação do quartel terá corrido riscos de falhar, Jorge Alves acredita agora que, com o alargamento de verbas do POSEUR, entretanto decidido, “a candidatura possa ser aprovada”. Quanto à comparticipação nos custos da obra que os BVC terão que garantir, o vereador assegurou que “existe disponibilidade para, naturalmente, se apoiar a questão da contrapartida financeira”. Ainda é cedo para se saber o montante dessa contrapartida, pelo que Jorge Alves afirmou que, a seu tempo, o presidente da CMC levará a necessária proposta para apreciação e votação do executivo camarário.

Além das tradicionais homenagens, promoções e distinções, esta cerimónia de aniversário ficou marcada pela entrada ao serviço de uma ambulância recentemente adquirida pelos BVC.

O executivo camarário esteve ainda representado por outro vereador da maioria PS, Carlos Cidade, e pelos vereadores da oposição João Paulo Barbosa de Melo (PSD), José Belo (PSD) e Ferreira da Silva (Cidadãos Por Coimbra), além de muitas outras autoridades civis, militares e religiosas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×