Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

18 Maio 2016

Exposição celebra 50 anos de pintura de Pedro Olayo (filho)

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, participou hoje na abertura da exposição “Vivências, Experiências e Obra”, uma retrospetiva de 50 anos de pintura de Pedro Olayo (filho), que estará patente até ao dia 10 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado (à Rua Ferreira Borges, n.º 85).

Ao inaugurar a exposição, Carina Gomes começou por salientar que já passaram obras de artistas de inegável qualidade pelo Edifício Chiado, mas que o momento que ali se vivia era especial, não só por o artista ali exposto ser de Coimbra, mas igualmente por celebrarmos meio século de pintura de Pedro Olayo (filho). “Pedro Olayo é um artista que já levou o nome de Coimbra à Europa e ao Mundo”, referiu Carina Gomes, que despertou a curiosidade dos presentes quando revelou que a obra mais antiga presente na exposição é de 1942.

“Não é a primeira vez que exponho aqui”, referiu, por seu turno, Pedro Olayo (filho). “Sempre me quis dedicar à arte e por isso chamaram-me de maluco”, disse o artista. “Dediquei-me à arte que não dava nada economicamente, mas era o que sentia”, frisou Pedro Olayo (filho).

O pintor expôs pela primeira vez em Coimbra, há 65 anos, na Galeria do Primeiro de Janeiro, e desde essa altura a sua obra foi conquistando enorme prestígio. Pedro Olayo (filho) já percorreu o país e o mundo e as suas obras estão presentes em variadíssimos museus, galerias e coleções particulares.

Dos seus quadros pode dizer-se que são fruto de uma profunda introspeção, que assinala o resultado de uma elaboração mental conscienciosa imbuída de vertentes indispensáveis à obra de vulto. Como ser insatisfeito, o pintor valoriza, no dia-a-dia, a criação que pinta, impregnando os seus quadros do virtuosismo da inovação da técnica e permanente investigação.

A inauguração desta exposição integrou a programação da Rede de Museus de Coimbra destinada a celebrar o Dia Internacional dos Museus, cujo tema deste ano é “Museus e paisagens culturais”. A celebração irá estender-se à Noite dos Museus, que se assinala a 21 de maio.

A exposição de Pedro Olayo (filho) pode ser visitada, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda-feira e feriados.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)