O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou hoje, na sessão de abertura do “Vê Portugal – 3.º Fórum de Turismo Interno”, que decorre, até amanhã, no Convento São Francisco (CSF), em Coimbra. A abertura dos trabalhos contou também com as intervenções de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) e João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra (UC).
Depois de dar as boas vindas ao CSF, Manuel Machado afirmou, perante uma sala cheia, que “foi com muito gosto e total disponibilidade que a Câmara Municipal de Coimbra aceitou o desafio da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal para a organização conjunta deste ‘Vê Portugal – 3.º Fórum de Turismo Interno’, no Convento São Francisco”.
Segundo Manuel Machado, “dificilmente haveria local mais indicado para a realização deste evento que, sem perder de vista o que se passa lá fora, tem o objetivo de nos fazer refletir e aprender sobre nós próprios, as cidades que representamos, as atrações que promovemos, os investimentos que captamos e o futuro que pretendemos para os nossos territórios”.
Para o autarca, “o Convento São Francisco é um espaço ímpar em Portugal e até incomum no espaço Europeu”, devido às suas múltiplas capacidades expositivas, culturais e de realização de congressos. É também, continuou o autarca, “um bom exemplo de património recuperado, através de dotações financeiras publicas municipais e comunitárias”, onde “se conjuga a história e a contemporaneidade”, constituindo, “por si só, mais um motivo de visita à nossa cidade”.
O CSF “é um espaço dedicado à produção de cultura e à realização de congressos e está também pensado na ótica do acolhimento e na captação de fluxos turísticos acrescidos para a cidade de Coimbra, para a região centro e para o país”, afirmou Manuel Machado, adiantando que o município está a trabalhar conjunta e conjugadamente com a TCP para que seja instalado, no CSF, o Centro Convention Bureau de Coimbra. Outro serviço a instalar será o Coimbra Welcome Center, que funcionará como “ponto de receção de todos aqueles que querem conhecer e visitar a cidade”.
Para o presidente da CMC, “não restam dúvidas de que este equipamento já está a gerar valor e a contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região, não apenas através de fluxos de turismo cultural mas, sobretudo, do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferencing & Exhibitions)”.
Por seu turno, Pedro Machado destacou o peso cada vez maior do turismo interno no número de dormidas da Região Centro e o consequente impacto nos proveitos do setor, que levam ao debate dos três temas vitais para o setor: a sazonalidade, a litoralização do negócio e a baixa estadia média dos visitantes nacionais.
Já João Gabriel Silva salientou o papel da UC no setor do turismo, sobretudo desde que esta instituição foi reconhecida com o título de Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.
A 3.ª edição do Fórum Vê Portugal, com 600 participantes inscritos, conta com a participação de oradores estrangeiros e é uma organização conjunta da CMC e da TCP. Integrado no programa deste fórum, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, proferirá uma conferência integrada num jantar que terá lugar, esta noite, na Quinta das Lágrimas. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, intervirá amanhã, no encerramento do Fórum, às 13h00.