“Para o ano queremos mais gente a participar”, afirmou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, no encerramento do programa “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3.ª Idade”, que terminou ontem a temporada 2015/2016. Também presente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, o vereador da Ação Social, Jorge Alves, partilhou da mesma ideia, desejando que na próxima época o número de participantes suba. “Parabéns a todos os que participaram, pois manter-se ativo nesta idade é importante”, disse Jorge Alves.
Num gesto simbólico, o Carlos Cidade entregou um diploma à participante mais idosa, de 92 anos, afirmando que todos os que participaram têm igualmente direito a um. Para o vereador do Desporto, “é importante que as instalações desportivas da CMC sejam utilizadas neste tipo de atividades e é gratificante ver a felicidade de quem as utiliza”.
O encerramento deste programa fez-se com uma aula de ginástica que juntou utentes, as instituições e o grupo de cavaquinhos Tiroliro da Apóseniaor.
Criado em 2013, o “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3.ª Idade” tem vindo a crescer ao longo doa anos, tendo esta edição registado um número recorde de 397 utentes (mais 52 do que na anterior temporada) e 15 instituições (mais uma do que em 2014/2015).
Ao criar este programa, a CMC quis promover a prática de atividade física junto da população sénior do concelho, de forma a melhorar a sua condição física e psicológica e beneficiar o seu relacionamento social e autoestima. Para a prossecução deste objetivo, a Câmara disponibiliza equipamentos desportivos, e técnicos especializados, que acompanham e orientam as atividades dos participantes. Muitas das vezes, estes técnicos deslocam-se pelo concelho, levando a atividade física às instituições.
Este ano, dos 397 utentes inscritos, 165 participaram em atividades em meio aquático e 232 em meio terrestre. As Piscinas Municipais Rui Abreu foram as que mais utentes receberam, para as aulas em meio aquático (utentes de Torre de Vilela, Centro de Solidariedade Social da Adémia, Centro Paroquial da Pedrulha, ANAI e Centro Social do Botão). Já as aulas em meio terrestre mais participadas aconteceram nos Centros de Dia (Obra Social Torre de Vilela, Centro da Adémia, Centro Paroquial da Pedrulha, Centro de Almalaguês, Celium e Santa Casa da Misericórdia).
O programa municipal deste ano contou com a adesão das seguintes instituições: Obra Social de Torre de Vilela, C.S.S. da Adémia, Celium, C.P.B.E.S. de Almalaguês-Centro de Dia, C.P.B.E.S. de Almalaguês-Lar, ANAI, C.S. Rainha Santa, Casa de Repouso, C.S.C.R. do Botão, Graça de S. Filipe, Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Casa dos Pobres, C.P. da Pedrulha, Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra, Centro Paroquial de S.S. de Ribeira de Frades.